O UNO é um jogo de cartas que surgiu nos Estados Unidos e faz sucesso em todo mundo até hoje o que implica em diversas versões. Porém, apesar da vasta diversidade de estilos, o jogo até então era limitador para pessoas com algum tipo de deficiência visual.
Por exigir que o jogador interprete e jogue a partir de uma análise das cores e números disponíveis em seu “baralho de cartas”, o UNO se torna um jogo limitador pois pessoas que possuam algum tipo de deficiência visual não conseguem jogar.
Pensando nisso, o jogo da Mattel decidiu fazer uma atualização em seu baralho. O jogo que já teve algumas atualizações, como em 2017, quando o UNO sofreu adaptação para que daltônicos pudessem participar das brincadeiras, desta vez foi os baralhos que serão fabricados terão versão em braille.
A versão do UNO, Braille, contará com uma apresentação em braille na própria caixa, além de ter informações sobre o jogo no verso das cartas e sobre cada carta especificamente.
O jogo já está disponível nos Estados Unidos por U$10 (dez dólares). E não há previsão de chegada da novidade aqui para o Brasil.