Na minha opinião o Twitter é a rede social mais útil que já vi. É simples, acessível e tem um potencial incrível de reunir pessoas com o mesmo propósito e criar ótimos debates. Isso tudo sem contar o fator terapêutico, onde parece que ao postar algo na rede o usuário se sente ouvido. Por mais que ninguém tenha visto ou comentado sobre.
Infelizmente a ascensão da rede no Brasil está difícil. Uma matéria recente da Folha de S. Paulo divulgou os números nada animadores da rede do passarinho azul. De acordo com a reportagem, o Twitter tem apenas 1,75% do share de visitantes de redes sociais no Brasil. O número é bem menor do que eu imaginava, o que deixa a rede atrás do Facebook (dominando com 66,54%), Youtube (18%), do Orkut (2,2%), do ask.fm (2,1%) e do Yahoo! Respostas (1,8%).
Eu não sei o que me surpreende mais. O Orkut e o Ask.Fm entrarem na frente do Twitter ou o fato de o Yahoo! Respostas entrar na lista. Entretanto podemos considerar grandes variações por estados e até mesmo municípios, mas a nível nacional ainda há muito o que ser feito pra que a rede de microblogging passe a ter maior relevância.
Se os números do Twitter parecem desanimadores, a situação do Google Plus, rede do buscador mais famoso do mundo tem uma participação ainda menor em nosso país, com míseros 0,78% de share. Ficando atrás até mesmo do ~Bate Papo UOL~. Sim, é difícil acreditar que em 2013 e as pessoas ainda acessam Bate Papo Uol e Orkut.
As coisas devem melhorar para o Twitter com a abertura de um “escritório” da rede no país para investimentos nos próximos eventos que teremos aqui nos próximos anos, como Copa do Mundo e Olimpíadas. Se já não se fala em outra coisa em 2013, imaginem os Trending Topics BR ano que vem.. vão ter que reservar servidores só para a hashtag #CalaaBocaGalvao.
Com informações de: Folha de S. Paulo