Em uma ação sensacional assinada pela Paim Comunicação, a marca de cerveja Skol desenvolveu um carrinho de compras para pessoas com deficiência visual.
O carrinho foi desenvolvido pela D2G Tecnologia com apoio da Acic (Associação Catarinense de Integração ao Cego) e foi testado na cidade de São José, na Grande Florianópolis (SC).
“Para Skol, uma coisa só é legal se for igual para todo mundo. E fazer compras não seria diferente. A marca está abrindo a roda da inclusão e apoiando uma iniciativa inovadora e democrática, tentando tornar mais simples a vida das pessoas com deficiência visual” explica Maria Fernanda Albuquerque, diretora de marketing da Skol.
A novidade funciona através de um mapeamento da área interna do supermercado, onde adesivos de QR Code no teto se conectam com o carrinho através de Wi-Fi. Dessa forma, o usuário consegue posicionar suas mãos por uma barra sensível ao toque, acionar o carrinho e passa a seguir as instruções da inteligência artificial, com auxílio de fones de ouvido e microfone.
Além disso, os carrinhos contam com sensores que ajudam o usuário a interpretar gôndolas extras, lixeiras ou pessoas para que não haja colisão. As gôndolas contam com informações em braile para que os produtos sejam identificados e, ao fim da compra, o carrinho se dirige automaticamente para o caixa preferencial de acessibilidade.
Idealizado há pelo menos um ano e meio, o projeto ainda está em fase de testes e não se sabe se o lançamento será para o público em geral.