Uma ideia que parecia bastante interessante surgiu como comercial do Google, a empresa lançou no início dessa semana um vídeo em homenagem ao Dia da Mulher, visando enaltecer as mulheres negras através do Black Girl Magic. Entretanto cometeu o erro de não creditar a criadora do movimento e nem citar sua importância em momento algum, se tornando alvo de críticas nas redes sociais.
O vídeo conta com um minuto e tem o título semelhante ao nome do movimento, Black Girl Magic: A Moment in Search, focando no público feminino e afro-americano, onde mostra através de uma barra de pesquisa resultados de mulheres negras bem sucedidas. Confira:
Black Girl Magic é um movimento que celebra a beleza, a força e os feitos das mulheres negras. O comercial exalta celebridades e personalidades negras tais como a ginasta Simone Biles, a tenista Serena Williams e a atriz Laverne Cox, porém se esquece e não credita em momento algum a figura que iniciou o movimento: CaShawn Thompson.
O público sentiu falta da fundadora do Black Girl Magic e a mesma se pronunciou através do Twitter, apontando o quanto ela se desapontou por ter sido “esquecida”. “Eu fico extremamente ressentida de ter meu trabalho e nome apagado de um fenômeno cultural que criei. É assim que vocês tratam regularmente as mulheres negras?”, escreveu CaShawn Thompson no comentário da divulgação da Google.
A fundadora também publicou em seu Instagram uma postagem onde agradece à todos que sentiram falta dela no vídeo do Google e comentando mais um pouco a respeito do assunto.
O Google não emitiu nenhuma declaração sobre o acontecido, sobre as críticas negativas e nem respondeu a autora do projeto com algum esclarecimento até o presente momento.