Tá aí uma coisa que ninguém nunca imaginou: o McDonald’s perdeu os direitos da licença do nome “BIG MAC” na Europa. Ninguém nesse mundo poderia gostar mais dessa notícia do que o Burger King, que logo aproveitou para cutucar o concorrente e promover o Big King.
A rede de fastfood sofreu um processo movido por uma pequena rival chamada Supermac, que venceu a causa perante o Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia alegando “bullying de licenças” por ter registrado o nome “SnackBox” (que é um dos produtos oferecidos pela Supermac) como seu sem ter nenhum plano a respeito do produto.
A moral dessa história é: não mexa com quem está quieto. Justamente durante o processo contra a Supermac, o McDonald’s acabou não conseguindo provar na côrte que estava fazendo uso genuíno do termo “BIG MAC” em suas unidades em até cinco anos antes do Supermac entrar com o processo. Nem mesmo antigos menus e pôsteres com o nome foram suficientes para convencer o instituto e agora qualquer empresa está permitida para vender seu próprio Big Mac nos países da União Europeia.
O Burger King, que nunca perde uma oportunidade para tirar sarro de seu concorrente, agilizou sua equipe e providenciou um menu satirizando a grande perda do McDonald’s. Diversas unidades da rede ao redor da Suécia começaram a receber cardápios que comparam os lanches com o Big Mac envolvendo diversos tipos de tiradas, dentre elas “Parece o BIG MAC, mas realmente grande”; “O hamburguer que o BIG MAC gostaria de ser”; “Tudo menos o BIG MAC”; e “Tipo o BIG MAC, mas mais gostoso e saboroso”.
O cardápio recebeu o nome de “THE NOT BIG MACS” e foi criado pela Ingo, vale destacar que esse é um marco histórico para o McDonald’s e será interessante observar como a empresa se sairá diante disso.
Veja este e outros destaques em nosso canal no Youtube: