Cultura

#‎BelasArtesMeuAmor que bom que você está de volta!

por Matheus Ferreira em gkpb.com.br
8 de julho de 2014
00:00
00:00
logo do google Siga o GKPB no Google

O que você precisa saber

  • O Belas Artes é considerado um templo sagrado para os cinéfilos paulistanos e reabriu após mais de três anos de fechamento, com data marcada para 20 de julho.
  • Cerca de 100 mil pessoas assinaram uma petição pedindo a volta do cinema, demonstrando o carinho e a importância que o local tem para muitos.
  • Mesmo com a modernidade e tecnologia dos cinemas atuais, prevaleceu a experiência intangível e o carinho pelos cinemas tradicionais, como o Belas Artes, que oferecem refúgio e nostalgia.

O Belas Artes é uma espécie de templo sagrado dos cinéfilos paulistanos. E depois de um conturbado fechamento que durou mais de três anos o cinema de rua mais famoso da cidade está de volta e já tem até data: 20 de julho.

belas-artes620
Fachada do cinema tomada por pichações após o fechamento que durou cerca de 3 anos (Foto: Lívia Machado/G1)

Eu não sou dos maiores fãs da sétima arte, mas um pouco da minha história está no Belas Artes. Tudo bem, minha pipoca preferida ainda é a do Cinemark, mas o Belas Artes era um lugar diferente de praticamente todos os cinemas paulistanos e por esse motivo, era mais que um cinema; era uma fuga da vida caótica da maior metrópole da América Latina para vivenciar um espírito cultural que só quem o frequentava consegue explicar.

Tá achando que eu sou exagerado? Talvez. Mas pelo menos 100 mil pessoas que também assinaram uma petição pedindo a volta do cinema devem concordar comigo.

"Quanto vale um sonho?" dizia um dos cartazes dos inúmeros protestos realizados para o não-fechamento do cinema
“Quanto vale um sonho?” dizia um dos cartazes dos inúmeros protestos realizados para o não-fechamento do cinema

Em meio a tantos Cinemarks, iMaxes, Cinépolis com suas cadeiras superconforáveis, food service, quarta dimensão e todo o blá blá blá que qualquer viciado em tecnologia teria bastante curiosidade de experimentar; o que prevaleceu foi a experiência intangível, o refúgio e o carinho que nós, seres humanos criamos por pessoas, filmes e até mesmo cinemas, como é o caso.

Belas Artes, meu amor. Você infelizmente só voltou depois que eu já deixei a cidade de São Paulo. Eu sinto quase como se tivéssemos em um filme de romance onde o casal no ponto mais auge de seu relacionamento fossem obrigados a se separar por uma vilã incansável chamada capitallismo.

Mas você está de volta. E, assim como nos melhores finais, o amor e a paixão sempre vencem qualquer barreira.

“O Belas Artes não é um negócio, é um projeto.” Andre Sturm.

Este não é um artigo comum, ele é um desabafo. Uma declaração.

logo do google Siga o GKPB no Google

GKP... o quê?

O GKPB começou como um Blog de Publicidade e se transformou no maior portal independente de notícias sobre Marketing e Comunicação do Brasil.
 
Este é  um lugar para abordar tudo o que acontece de mais interessante no mercado, com um destaque para pautas de diversidade, geração Z e universo geek. Entre, tire os sapatos e sinta-se a vontade.
 

Confira os destaques da semana

Conecte-se

Acompanhe o GKPB nas redes sociais e receba nossas notícias em primeira mão.

Newsletter

Junte-se a uma comunidade com mais de 11 mil leitores para receber nossas notícias e novidades diretamente em seu e-mail e cancele quando quiser.

Conheça nosso Instagram