Mais
    InícioPublicidadePolíticaWhatsapp lança campanha contra Fake News

    Whatsapp lança campanha contra Fake News

    Em campanha nos veículos mais acessados do país conta as fake news, Whatsapp alerta o público sobre como identificar e o que fazer com as notícias falsas. Saiba mais.

    EM GKPB.COM .BR

    Publicidade:

    ✨ O que você precisa saber:

    • Facebook enfrenta problemas de divulgação de Fake News novamente, desta vez dentro do app Whatsapp.
    • Campanha do Whatsapp contra notícias falsas traz dicas e orientações para evitar disseminação de boatos.
    • Dificuldade de identificar criminosos devido ao "dark social" do Whatsapp durante processo eleitoral brasileiro, com a PF pedindo dados do app às vésperas das eleições.

    Este é um recurso beta. Encontrou um erro? Envie pra gente.

    Depois de ser alvo de um grande escândalo com divulgação da Fake News durante o processo eleitoral nos EUA, o Facebook se vê mais uma vez diante do mesmo problema, mas dessa vez dentro de seu app Whatsapp. Pensando nisso, a rede decidiu investir em uma campanha contra as notícias falsas.

    O Geek Publicitário encontrou no site da Folha de São Paulo alguns banners assinados pelo próprio Whatsapp com dicas e orientações para que o público não caia em notícias falsas dentro do app. Sob a assinatura “Compartilhe fatos, não boatos”, a campanha traz outros alertas como “Mensagens encaminhadas não foram criadas por quem te enviou”; ou ainda, “No Whatsapp você pode sair de qualquer grupo que compartilha notícias falsas”.

    Continua depois do anúncio

    Os banners levam para uma página de FAQ do Whatsapp criada especificamente para responder questões sobre notícias falsas.

    O momento é bastante delicado, pois o que tem ocorrido no processo eleitoral brasileiro não tem precedentes. Se do lado americano as notícias corriam pelo Facebook, dessa vez o caráter conhecido como “dark social” do Whatsapp dificulta ainda mais a identificação dos criminosos. Isso porque eles chegam diretamente em seu público e vão se espalhando por grupos fechados.

    A Folha de S. Paulo anunciou que a PF já pediu para que o Whatsapp envie à Justiça os dados dos números que têm disparado notícias falsas para eleitores. Porém, há dois dias das eleições fica bem difícil conseguir agir a tempo.

    Continua depois do anúncio

    Recentemente o Brasil foi apontado como o 2º país com menos noção da própria realidade pela pesquisa “Os Perigos da Percepção”, realizada pelo instituto Ipsos Mori.

    📺 Confira os destaques desta semana em nosso canal no Youtube

    - Publicidade -

    🔥 Em alta agora:

    🫵🏻 Recomendado para você:

    Publicidade

    Veja no Instagram

    Confira o GKPBCast

    Publicidade

    Conecte-se

    62,127FãsCurtir
    165,000SeguidoresSeguir
    7,200SeguidoresSeguir
    50,700SeguidoresSeguir
    5,400SeguidoresSeguir
    18,000InscritosInscrever

    Conheça nosso Instagram