Eu não sei se criei muita expectativa ou se o Zuckerberg é realmente muito visionário, mas eu testei o Oculus Rift e não vi onde o gadget pudesse surpreender a ponto de custar os US$ 2 bilhões que o Facebook pagou na empresa por trás do dispositivo. E parece que o Google também não.
Na Keynote de abertura do Google I/O (evento da empresa para desenvolvedores) eles distribuíram para todos os presentes um pequeno envelope de papelão chamado “Cardboard” que em conjunto com o smartphone promete uma experiência de realidade virtual.
O Cardboard é basicamente um Kit do tipo “Faça você mesmo” que, quando montado, se torna praticamente num Oculus Rift. Que mesmo com o propósito de ser um produto de baixo custo poderia ser feito de inúmeros materiais, mas foi feito de papelão. Pra humilhar.
No site para desenvolvedores o Google explica o projeto e até ensina como os usuários podem criar seu próprio Cardboard com a ajuda de velcros, lentes, papelão e um smartphone Android compatíve. Veja como ele funciona:
Para nós brasileiros parece que vai ficar um pouco mais difícil de encontrar os itens necessários porque o Google sugere itens encontrados na loja da Amazon nos EUA e na Europa. Mas há motivos pra se animar: pelo menos não foi você que gastou US$ 2 bi num produto hi-tech que pode ser simulado com peças de artesanato.