Em algo que eu chamaria basicamente de um comercial Institucional, o jogador Neymar Júnior decidiu que seria interessante realizar um mea culpa diante do público por meio de um anúncio de TV em parceria com a Gillette.
Com o nome de “Um novo homem todos os dias”, o filme que foi ao ar pela primeira vez no intervalo do Fantástico chamou a atenção do público e escancarou para aqueles que ainda não tinham percebido que Neymar está sim bastante preocupado com a sua reputação pós-Copa. Assista:
Imagem em baixa
Neymar vive uma enorme crise em sua carreira. Isso porque além de um momento ruim no futebol, ele vive ainda uma crise de imagem dentro e fora do Brasil após cenas exageradas (assumidas no vídeo acima). O problema é que Neymar não parece ter aprendido a pedir desculpas nem mesmo com a ajuda de redatores profissionais.
O texto do anúncio se contradiz em diversos momentos, passeando por pedidos de desculpas e autoafirmações desnecessárias, que espantam qualquer tentativa de empatia do público. Após a veiculação, o nome do jogador rapidamente atingiu os Trending Topics do Twitter com diversas menções positivas e negativas. Porém, as que ganharam maior destaque eram as análises negativas.
Legal a propaganda nova do Neymar… Falando coisas que a gente gostaria de ouvir dele nesse momento. Mas é um texto escrito por um publicitário. Ainda gostaria de saber o que o próprio Neymar, em pessoa, pensa desse momento da carreira dele. Não foi dessa vez… Boa noite
— Andre Rizek (@andrizek) July 30, 2018
Sintomático que o desabafo de Neymar seja num COMERCIAL?
— Victor Canedo (@vcanedo) July 30, 2018
Neymar recorre a uma publicidade paga por um patrocinador para falar com o público sobre os seus problemas. É o que a Xuxa chamaria de "jeitinho" dele. Com todo respeito, tem que ser muito otário pra comprar
— Mauricio Stycer (@mauriciostycer) July 30, 2018
Em uma análise superficial pelos comentários do Twitter deu para perceber que apenas apaixonados por futebol pareciam defender e entender as desculpas do craque. Os demais públicos se dividiam entre poucos elogios, algumas críticas e muita ironia a respeito do comercial assinado pela Gillette.
Aliás, a Gillette não tinha o menor motivo para se envolver nisso. Provavelmente assumiu a publicidade do jogador somente para que não ficasse ainda mais bizarro ele assinar sozinho por uma propaganda institucional de mea culpa. No fim, saiu ainda mais prejudicada por assinar um comercial percebido como mesquinho por boa parte do público.
A, ah, antes de me despedir, só gostaria de deixar vocês com esta pérola encontrada no Twitter enquanto pesquisava sobre a repercussão do anúncio:
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