Início Publicidade Redes Sociais Record sai na frente após ação da Globo por direitos autorais no...

Record sai na frente após ação da Globo por direitos autorais no Twitter

Nesta noite de quarta-feira (21) a Globo começou a apertar Twitter para remoção de seu conteúdo na rede social, já a Record fez o contrário.

Nesta noite de quarta-feira (20) a Globo começou a acionar o Twitter para que imagens referentes a sua programação fossem retiradas da rede social alegando direitos autorais e de imagem. Embora hajam boatos de que outras emissoras estão fazendo o mesmo, a Record aproveitou a oportunidade para divulgar em seu Twitter que permite completamente os prints de sua programação.

Continua depois do anúncio

Muitos perfis foram pegos de surpresa recebendo notificações por email e até mesmo suspensão de suas contas, o que acabou por gerar revolta e contas como “Reality Social” (conta que publica imagens, vídeos e gifs da programação, com em torno de 140 mil seguidores) foram suspensas. A própria Reality se pronunciou a respeito através de uma conta secundária, confira:

Continua depois do anúncio

E se não ficou claro no primeiro tweet sobre o que a Record estava falando, em cerca de uma hora depois ela voltou a se pronunciar de forma mais direta aproveitando para divulgar o retorno da nova temporada do Reality Show “A Fazenda”.

Continua depois do anúncio

Particularmente me deixa triste ver uma emissora tomar essas medidas em plena era digital partindo do princípio que a maioria das contas não recebem nenhum lucro através do compartilhamento de memes ou screenshots da programação. Partilho da mesma opinião do estudante de jornalismo Rodrigo Konther, que publicou em seu twitter uma nota de repúdio sensata sobre o caso.

Continua depois do anúncio

O SBT aproveitou para não ficar para trás e entrou na jogada anunciando em seu Twitter que fazer meme com eles também está liberadíssimo.

https://twitter.com/sbtrio/status/1009851254468694016

Continua depois do anúncio

Até o momento a Globo não se pronunciou a respeito, esperamos que ela volte atrás com essa decisão porque não me parece ser uma decisão com muito sentido a menos que a mesma estivesse atrás de buzz, e não acredito que a emissora precise disso.

Conheça nosso podcast

FOOTER AMP
Sair da versão mobile