Sim, essa é só uma parte da nossa comemoração de 5 anos. Dessa vez não venho com um post para contar os bastidores do blog, mas sim para comunicá-los que temos uma nova marca e um novo layout. Tá tudo com cheirinho de novo.
O Geek Publicitário deixa de lado a tipografia em caixa alta e os diversos acessórios de sua forma para adotar uma marca mais sóbria, chapada, em preto e branco. Esse é o novo logo do Geek Publicitário e senta aí que vamos conversar um pouquinho sobre ele porque eu sei que vocês gostam mesmo é de saber como foi o processo criativo.
Um novo logo para um novo momento
O Geek Publicitário nasceu atrelado à forma do copo de café e ele foi evoluindo com o tempo. O primeiro era todo no estilo 8-bit, depois foi ganhando traços mais retos, depois curvas e neste ano a única coisa que eu conseguia pensar era que ele estava completamente ultrapassado. E embora o copo fosse sofrendo alterações ao longo do tempo, a tipografia era a mesma desde sua criação. Era preciso uma mudança radical para trazer de volta a empolgação que a marca dava há algum tempo atrás.
Com isso em mente eu fui atrás de um amigo de infância que tem feito um trabalho sensacional na área de design e principalmente de construção de marca, o Enrico Gastaldelli. Nós conversamos um pouco e eu expliquei para ele alguns dos conceitos que queria para a nova marca, como o fato de ela obrigatoriamente ser em caixa baixa e a necessidade de traços mais modernos.
O meu zelo com o copo era tão grande que pedi ao Gastaldelli focar apenas na tipografia. Não tinha segurança de deixar o copo nas mãos de outra pessoa que não fosse eu mesmo, afinal embora eu não soubesse exatamente o que eu queria que ele virasse, eu sabia com muita certeza o que eu não queria que ele se tornasse.
Com isso em vista, eu e o Gastaldelli começamos a quebrar a cabeça de forma separadas. Até que ele me apresentou a primeira versão da tipografia. Era apenas as 4 letras “gkpb”. E eu pensei: é isso.
Com a tipografia encaminhada eu ainda estava patinando com a forma. A tipografia não era normal, ela falava por si só. Tinha personalidade. Quase me fez até deixar o copo pra lá. Tinha conversado bastante com outro grande amigo, o Pedro Renan, do Quarto Criativo, a respeito do tal copo há meses. Ele chegou a fazer alguns esboços, que na hora eu achei bem distante do que eu queria, mas que depois ficaram ecoando na minha cabeça e acabaram bastante responsáveis pelo que a marca virou.
O momento em que tudo começou a se direcionar para algo mais concreto foi quando eu parei para observar os problemas que eu tinha que resolver. A marca em cores não tinha muitos problemas a serem resolvidos, além de cores que já não me agradavam mais e talvez algumas curvas que poderiam ser removidas. Mas só isso não ia criar uma grande marca nova que dialogasse com o trabalho que o Gastaldelli estava fazendo.
A questão é que eu tinha uma versão em cor única que nunca me agradou. E eu sempre tive a sensação de que ela precisava ser totalmente refeita. A marca tinha linhas muito finas que delimitavam as formas. Isso sempre foi problema para versões reduzidas do logo. Pensando nisso, veio a ideia de inverter. Ao invés de fazer a marca em positivo, eu iria criar uma área negativa com uma forma em linhas de mesma espessura. O resultado foi mais ou menos assim:
Pronto. Eu havia conseguido chegar em uma síntese do que eu precisava. Era isso. Na hora peguei a forma colorida e apliquei o que acabara de fazer. O resultado me deixou incomodado. O marrom do protetor do copo de café era antiquado. Dava um ar que eu não queria à marca. No entanto, eu cheguei a tentar diversas outras cores e nada funcionou. Afinal, um copo de café é reconhecido por suas cores. Não tinha como mudar.
Depois de alguns dias pensando, a ideia foi simplesmente abandonar a versão colorida. Eu não precisava mais dela. E, sim, foi bem difícil no começo. Eu coloquei a nova marca como papel de parede do meu computador para olhar para ela todos os dias e ver se ela continuaria me agradando. O resultado é que cada dia que passava eu queria mais e mais mostrar a novidade para todos. E o resultado foi esse:
Veja o antes e depois:
A Versão GKPB:
O novo layout
Com um novo logo incrível em mãos era impossível fazer a comemoração de 5 anos com o mesmo layout que estava sendo usado há cerca de 4 anos. Era preciso algo novo, algo grande, que refletisse a grandiosidade da marca que havíamos conseguido construir e, porque não dizer, a grandiosidade do projeto que tem sido a razão de praticamente todas as escolhas da minha vida nos últimos 5 anos.
Quando eu criei o Geek Publicitário lá atrás a ideia de me manter fiel à estrutura de blog tinha uma razão de ser. Eu produzia pouco conteúdo e queria que o público entrasse na home do blog e soubesse exatamente o que era novo e o que era velho ali. Era quase que um aviso: “Olha, tem alguém preocupado com esse lugar aqui, viu. Volta amanhã!”.
E esse formato realmente funcionou. Mas agora ele também demonstrava um certo amadorismo, que não era nosso. Meu tempo limitado para mexer no código e as mudanças de necessidades nestes últimos quatro anos acabaram transformando ele numa espécie de Frankenstein. Eu gostava que ele era simples, mas era simples até demais.
Com isso em mente, fui atrás de referências de sites que eu gostava, que eu achava que tinham uma proposta semelhante à minha e acabei chegando neste layout que vocês estão vendo. Nossa maior mudança foi na home page. Agora temos mais cara de gente grande.
Já são mais de 3 mil publicações e todos os dias chegam algumas novas. Temos muita coisa boa para mostrar. Umas mais interessantes, outras menos; mas temos conteúdo demais. E nossa home page vem para mostrar isso. Alguns segundos rolando ela e você tem um pouco da dimensão da mistura e da grande quantidade de conteúdo que o Geek Publicitário posta todos os dias. Ela é o melhor cartão de visitas que já tivemos.
Logo feito, layout aplicado, entramos ainda em outra neura: que cores usar? Chamei o querido Gastaldelli até o meu escritório aqui em casa para discutirmos juntos e chegamos à conclusão de que a marca tinha que ser neutra. Porque ela fala de muitos assuntos. Assim sendo, definiríamos cores para cada uma das categorias. Porém, a identidade do Geek Publicitário em si seria em preto e branco. Simples assim.
Sim, você provavelmente verá outras aplicações da marca em cores principalmente em nossas redes sociais; mas ela em sua versão pura é simples, como preto no branco.
Este é o novo Geek Publicitário. Essa é nossa nova marca. Eles são só uma representação gráfica de todo o esforço que temos feito para transformar esse lugarzinho maluco num dos principais veículos de mídia e comunicação do país. Com a mesma essência: muita opinião e sem preocupação de fazer média.
Sejam muito bem-vindos ao novo Geek Publicitário!
Entre, tire os sapatos e sinta-se à vontade. Com amor, Matheus. <3