Eu já entendi. O GIF vai ser eterno na Internet. Não adianta. O mais fácil, compacto e simples modo de se compartilhar uma imagem animada já teve seus tempos de glória, mas ao contrário do que vemos o tempo todo com outras tecnologias ele não está em desuso.
Muito pelo contrário: startups estão dando um jeito de aumentar a sobrevida do formato com projetos fantásticos como a OTTO. Uma camerazinha com um visual hipster que se conecta ao seu smartphone e permite a criação de GIFs animados de uma forma bem, mas bem peculiar.
Construída sobre um Raspberry Pi, a câmera possui uma espécie de manivela, que lembra muito aquelas manivelas que utilizávamos para rebobinar filmes em máquinas analógicas, que a cada rotação gera um frame para seu GIF animado.
Além de capturar a imagem, um app para smartphone dá a possibilidade de inserção de filtros, efeitos visuais e compartilhamento do seu GIF para diversas plataformas.
(In)Felizmente a OTTO ainda é um projeto no Kickstarter, procurando pessoas que gostem dessa ideia genialmente maluca. Mas eu já estou na torcida pra que ela dê muito certo e acabe entrando em produção logo, porque eu posso esperar para pôr as mãos em uma.