No Brasil, estamos acostumados com a censura de discursos de jornalistas que incomodam os grandes veículos ou partidos. Mas uma agência de Estocolmo, decidiu driblar essa barreira, revivendo trechos de textos jornalísticos, no qual, tiveram suas mensagens censuradas.
As frases ocupam o Street View da Google, como forma de protesto a todos os jornalistas que foram multados, censurados ou – em casos extremos – executados por fazerem uma única coisa: seus trabalhos.
A campanha Billboards Beyond Borders se baseia em selecionar tais frases e colocá-las onde qualquer um consiga vê-las. Como solução para este problema, a agência juntamente com a Reporters Without Borders (Repórteres Sem Fronteiras), implementaram as imagens diretamente na plataforma da Google.
Mesmo violando a política da Google, as frases permanecem na plataforma, mas não por muito tempo. Segundo a própria agência (Åkestam Holst), o intuito é fazer com que tais mensagens sejam vistas.
Campanhas como essa são importante, para vermos e também nos inspirarmos sobre como a publicidade pode ajudar em diversos debates. Seja abrindo discursos para minorias, ou até mesmo, lutando por uma sociedade mais justa e pacífica.