Sim, eu sei que a fotografia tem muitos nichos, mas, vender uma câmera que só tira fotos em preto e branco definitivamente não é uma tarefa fácil, mas o pessoal da Leica arrumou uma forma muito interessante de fazer isso: com uma ode ao preto e branco em um texto lindo.
O filme para promover a Leica M-Monochrom é dividido em duas partes, uma onde fala sobre a rigidez formal das cores, e outra sobre o mundo infinito de possibilidades criativas proporcionadas pela imagem em preto e branco. O resultado você assiste abaixo:
“Nada é mais colorido que o preto e o branco.”
Para representar o lado concreto das cores, foram utilizadas animações minimalistas executadas em computação gráfica; já para os grafismos do momento em que o comercial retrata a libertação anárquica do preto e branco, as animações foram feitas usando métodos analógicos como a projeção e o stop motion, registrados com a própria M-Monochrom, o que deu um charme a mais ao filme.
“A natureza singular da Leica Monochrom nos fez mergulhar no universo da fotografia como um todo. Não só tecnicamente, traduzindo os processos analógicos e digitais do registro fotográfico, mas também conceitualmente, pela relevância da marca na consagração de linguagens como o fotojornalismo. Essa abordagem levou à escolha de formas geométricas básicas, como o círculo (retícula) e o quadrado (pixel), como matrizes das interpretações gráficas de cada parágrafo do texto do filme” afirmaram os diretores do filme, Mateus de Paula Santos e Fábio Acorsi, da Lobo.
A campanha deve contar ainda com mais três spots de rádio. A criação é da F/Nazca Saatchi & Saatchi.