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    O momento do LinkedIn

    O episódio discute a ascensão do LinkedIn no Brasil e como a rede é utilizada de forma egocêntrica, com foco na performance. Ouça já!

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    ✨ O que você precisa saber:

    • O LinkedIn se tornou uma plataforma essencial para muitos profissionais, sendo ponto central de suas estratégias e fonte de receita.
    • O episódio discute a ascensão do LinkedIn no Brasil e como a rede é utilizada de forma egocêntrica, com foco na performance e na obtenção do selo Top Voice.
    • A rede passou de um foco em B2B para um modelo mais Ego para Ego, onde a comunicação ocorre majoritariamente entre funcionários, e não entre marcas.

    Este é um recurso beta. Encontrou um erro? Envie pra gente.

    O LinkedIn começou como uma espécie de currículo virtual que sonhava ser o Facebook e aos poucos foi conquistando cada vez mais espaço no mercado corporativo. Para alguns profissionais, hoje, a rede social é ponto central de suas estratégias e principal fonte de receita.

    Será que dá pra usar o LinkedIn de forma saudável? O algoritmo pode ajudar a separar melhor o que faz sentido do que não faz? Como nasce um top voice? Neste episódio do GKPBcastMatheus FerreiraCaroline Ferradosa e Victor Alexandro discutem sobre essas e outras perguntas.

    Confira o episódio completo no YouTubeSpotifyDeezer ou qualquer outra plataforma de streaming que seja da sua preferência.

    Resumo do episódio

    O episódio do podcast discute a ascensão da rede social LinkedIn no Brasil, que deixou de ser apenas um mural de empregos para se tornar uma plataforma de conteúdo ativo e de forte marca pessoal.

    O LinkedIn é apresentado como o “plano C” para a busca de emprego e a maneira “desesperada” da nova geração de criar networking e provar sua relevância profissional à distância. Com a instabilidade pós-pandemia, muitos profissionais buscam estabilidade e salários altos, usando a rede para gritar por oportunidades.

    O debate central do episódio gira em torno do egocentrismo e da performance exigida na plataforma. Os hosts criticam o fato de o LinkedIn ser a rede mais egocêntrica, onde os usuários precisam atuar como “especialistas” e supervalorizar seus feitos para serem notados, gerando muitos posts de “coisas superficiais”.

    O programa Top Voice, que confere um selo azul a especialistas e líderes, é visto como um equivalente ao “verificado” do Instagram, mas com critérios nebulosos e muitas vezes usado estrategicamente pela rede para se aproximar de veículos e empresas de alto nível. Para obtê-lo, é necessário ser um criador de conteúdo consistente, original e de valor em um nicho específico.

    B2B vs. C2C e o Controle de Conteúdo

    Inicialmente focada em B2B (Business-to-Business), a rede viu o conteúdo corporativo se tornar “B2 boring” (chato). A comunicação, na prática, mudou para um modelo mais Ego para Ego (E2E), onde a troca de informações e o engajamento se dão majoritariamente entre funcionário e funcionário, e não entre marcas. Executivos usam a rede para demonstrar que estão sempre “de mala pronta” e que são indispensáveis, construindo sua marca pessoal acima da corporativa.

    Sobre o controle de conteúdo, a conclusão é que a empresa não pode controlar o que o funcionário posta. A melhor defesa é um Acordo de Não Divulgação (NDA) bem definido para proteger dados e segredos comerciais. Para o colaborador, a recomendação é sempre buscar autorização do cliente ou superior antes de divulgar dados e resultados do trabalho, ou optar por compartilhar o sucesso do projeto sem expor o nome da empresa e informações sensíveis.

    Estratégia para Marcas

    O LinkedIn é um mercado “inabitado” pelas marcas, o que o torna um bom lugar para experimentar. As marcas devem usá-lo para firmar a cultura da empresa, valores e ações de Employee Experience (experiência do funcionário).

    Para ter sucesso, a estratégia de marca deve ser estruturada e, obrigatoriamente, envolver participação humana, dando voz a seus colaboradores – do C-level ao estagiário. As pessoas buscam conexão real com indivíduos, e não apenas com logos ou posts institucionais.

    O momento do LinkedIn – Completo no Spotify

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