Nos últimos dias, a campanha do McDonald’s Japão para o lançamento de cards colecionáveis de Pokémon, que tinha tudo para ser uma das maiores ações da rede de fast-food no país, acabou se tornando um grande desastre. A campanha, que inicialmente estava prevista para durar três dias, acabou em menos de 24 horas pelo seguinte motivo: desperdício extremo de comida.
Nas redes sociais, os usuários relataram os absurdos cometidos pelos fãs, que compravam combos inteiros de McLanche Feliz e simplesmente descartavam nos próprios restaurantes ou até mesmo na rua. Além disso, algumas lojas precisaram chamar a polícia para controlar diversos tumultos que ocorreram envolvendo a disputa pelos colecionáveis.
Segundo informações, tudo isso foi desencadeado pela rede, que permitiu que os cards fossem adquiridos somente através do combo do McLanche Feliz, sem possibilidade de serem comprados de forma avulsa. Os cards também foram limitado, permitindo que os fãs adquririssem apenas 5 por pessoa.
Após essa sequência de absurdos, o McDonald’s Japão emitiu um comunicado em seu site oficial pedindo desculpas pelas circunstâncias e que estava encerrando a campanha. Para finalizar, a rede de fast-food ainda pediu para que os consumidores evitassem entrar em contato com as lojas para saber sobre a disponibilidade de estoque.
“Gostaríamos de informar que a distribuição de cards Pokémon para clientes que compraram o McLanche Feliz “Pokémon”, que estava programada para durar apenas três dias, de sábado, 9 de agosto, a segunda-feira, 11 de agosto (feriado nacional), foi encerrada em muitas lojas devido a vendas maiores do que o esperado. Pedimos sinceras desculpas por não termos conseguido atender às expectativas de nossos clientes que estavam ansiosos pelo produto devido ao fim antecipado da distribuição. Evite entrar em contato com as lojas sobre a disponibilidade de estoque.”
Essa não seria a primeira vez em que o McDonald’s se envolve em nesse tipo de situação durante campanhas. Em 2023, durante a ação Pokémon TGC do Museu Van Gogh em Amsterdã, houveram relatos de diversos tumultos e confusões. Já no Brasil, ainda este ano, a campanha da rede em colaboração com a Fórmula 1 deixou os fãs revoltados após os brindes sumirem dos restaurantes em menos de 12 horas.