Não é preciso trabalhar com confeitaria para entender que receitas podem dar errado, principalmente quando o assunto se trata de receitas envolvendo frutas. A confeiteira Denise Ferreira Nunes, de Fortaleza, encontrou um jeito inusitado de lidar com o Morango do Amor que deu “errado” e acabou ganhando a internet com o anúncio do “Morango Sem Amor”.
Demonstrando sua capacidade de se adaptar e principalmente em um momento que muito se fala de sustentabilidade, a microempresária deu uma aula de como superar a imprevisibilidade da receita e como evitar o desperdício dos morangos que acabaram não ficando tão “instagramáveis” como deveriam.
“O famoso morango do amor que ficou feio. Morango do amor entre 70 e 120g que ficou com calda mais grossa, com rachadinho, com furinho, manchado, com ondulação ou formato diferente… Tudo isso sendo um produto feito hoje, novo, com produtos de qualidade mas com o resultado feioso. Quer arriscar receber um feioso aí?” diz a descrição do produto na página Menina Docinho (@meninadocinho) no iFood, ofertando o Morango Sem Amor pelo preço de R$ 9,99.
Bastou uma publicação no X (antigo Twitter) de uma usuária e o “feioso” ganhou atenção do público. Já são mais de 1,1 milhões de visualizações e 67 mil curtidas com comentários que enaltecem a criatividade da confeiteira. “Genial. Não deixou perder nenhum”, “isso é muito food to save. a pessoa que paga o preço normal reclamaria, aí ela coloca um pouco mais barato pra não deixar de vender e alguém conseguir comprar por vias mais acessíveis”, é o que dizem alguns dos comentários.
“Como o morango do amor é produto impulsionado pelas redes sociais e se tornou um desejo viral não somente pelo sabor, mas principalmente para a gravação de conteúdo on-line, a estética é um dos ingredientes fundamentais nele”, pontua Denise em entrevista ao Diário do Nordeste. “No início, a equipe e família comiam esses ‘rejeitados’ pelo controle visual, mas, com a produção escalonando, a cada dia, foi se tornando impossível. Nos últimos dias, distribuímos para amigos pela cidade e pra todo mundo que cruzava nosso caminho, mas mesmo assim não estávamos dando conta”, conclui.
O Morango do Amor é um fenômeno que presenteou confeiteiros de todo Brasil com alta demanda devido ao hype. Apesar do crescimento de 2.300% no iFood e mais de 524 mil unidades vendidas em julho, nós do GKPB apuramos em outro momento que a receita inspirada na tradicional Maçã do Amor já existia pelo menos desde 2020, mas acabou virando tendência gastronômica em 2025 devido a vídeos virais nas redes sociais.