Ame ou odeie, mas não dá para negar a popularidade gigantesca que os bonecos Labubu conquistaram nos últimos tempos. Por mais que pareça ser mais uma febre momentânea, o monstrinho tem impulsionado a venda de brinquedos colecionáveis dentro da plataforma do AliExpress.
De acordo com a própria AliExpress, os Labubus lideram o ranking de buscas na plataforma, ocupando o primeiro lugar nas duas últimas semanas.
Fenômeno global da cultura pop, os Labubus fazem parte da coleção The Monsters, criada pelo artista Kasing Lung. Com visual único e inusitado, os personagens surgiram originalmente em livros ilustrados e ganharam vida em miniaturas produzidas pela Pop Mart, marca asiática detentora dos direitos dos brinquedos colecionáveis.
Disponíveis em diversos formatos, como chaveiros e pelúcias vendidos em blind boxes (caixas surpresa), os Labubus vêm impulsionando a categoria de brinquedos no AliExpress. “Somente nos primeiros seis meses do ano, o segmento de brinquedos colecionáveis cresceu 300% em volume de vendas em toda a plataforma”, afirma Briza Bueno, diretora LatAm do AliExpress.
Além de ser um sucesso de vendas, o Labubu ainda abriu portas para um mercado de consumo que estava adormecido até então. Por mais que colecionáveis como figures estejam sempre em movimento, muito associado ao mercado de licenciamentos, o monstrinho apresentou para o mercado um novo universo colecionável. Na própria POP Mart é possível encontrar personagens como Pucky Egg Beanie, Molly do artista Kenny Wong, Dimoo de Ayan Deng e até mesmo o CryBaby, que tem seu visual peculiar e collab com As Meninas Superpoderosas.
Por mais que ainda não tenham dados recentes explorando o potencial dos brinquedos colecionáveis, vale destacar que o formato de “blind box” tem ganhado cada vez mais destaque nesse ramo, de acordo com a pesquisa do China Youth Daily, em parceria com a Mídia Estudantil Nacional, o principal atrativo das caixas-surpresa é a emoção ao abri-las, apontada por 69,78% dos participantes. Revendedores profissionais compram centenas de caixas para encontrar versões raras e vendem esses itens por até 350 vezes o preço original.