Não é novidade que o marcado publicitário está trilhando novos caminhos desde a criação da inteligência artificial. Diversas marcas vêm aproveitando o momento para aumentar o engajamento e atrair consumidores, explorando novas formas de comunicação com o público por meio da ferramenta. Um desses casos é o da personagem virtual Marisa Maiô, que, em poucos dias, caiu no gosto dos internautas e se tornou um verdadeiro fenômeno da internet, sendo destaque em campanhas de marcas como Magalu e OLX.
Após uma grande onda de vídeos gerados por IA em formato de memes exagerados que ganhou o Brasil, o Burger King – uma das marcas mais irreverentes do mercado de comunicação atual – embarcou na tendência e lançou uma campanha gerada por inteligência artificial que visa promover a sua famosa oferta ‘King em Dobro’, que oferece dois sanduíches a partir de R$ 25,90.
A campanha, criada pela AlmapBBDO, traz em seu primeiro vídeo, uma situação inusitada de uma senhora chamada IAra – nome que possui trocadilho com a palavra inteligência artificial -, em um dos restaurantes da rede vestida de bombeiro apagando o ‘fogo’ no BK, já que o restaurante é conhecido por seus hambúrgueres grelhados no fogo. Confira:
Segundo a rede, todos os rostos que aparecem no vídeo são de atrizes e atores reais que auxiliaram a ferramenta para a criação dos personagens fictícios. Através do Google VEO 3 Pro, tecnologia muito utilizada na criação de vídeos do mesmo formato, foi possível criar os personagens.
“Inteligência artificial, pra gente, é meio pra entrar na cultura. Justamente por isso, ao escolher brincar com a IA brasileira — esse patrimônio criativo que vive nos memes — tratamos a execução com o mesmo rigor ético e responsável que aplicamos a tudo o que colocamos na mesa”, afirma Giulia Queiroz, diretora de Marketing do Burger King.
Publicidade brasileira e Inteligência Artificial
Uma das primeiras marcas à se aventurar no universo da Inteligência Artificial e usá-la como aliada, foi a Chilli Beans. Em meados de 2023 a marca surpreendeu o mercado da publicidade com o lançamento da campanha ‘Se não existe, a gente inventa‘, totalmente criada por IA, com auxílio dos artistas Kevin Saltarelli e Carlos Sales, do SAL2 Studios.
Para mais informações sobre a campanha, acesse o perfil oficial da marca no Instagram.