Se você acompanha o GKPB, já ficou sabendo em primeira mão sobre a vinda da coleção de miniaturas inspiradas no F1 O Filme ao cardápio do McDonald’s em todo o Brasil. Mas se estava afim de comprar alguma das miniaturas, talvez não seja possível, pois várias lojas já estavam com os itens esgotados no primeiro dia de vendas. O que gerou grande frustração nos consumidores.
A campanha trazia um novo sanduíche, o Quarterão Bacon, acompanhado de duas miniaturas em escala 1:43. Uma inspirada no carro de corrida de F1 da equipe fictícia Apex Grand Prix utilizado no filme pelo ator Brad Pitt e outra com um carro temático nas cores do próprio McDonald’s. Cada miniatura poderia ser adquirida por R$ 99 no combo com a McOferta do Quarterão Bacon, ou valores de R$ 64 pela edição do McDonald’s e R$ 74,90 pela edição da Apex Grand Prix. Estes valores podem variar de acordo com a unidade ou região.
Miniaturas esgotadas em poucas horas
Nas redes sociais não são poucas as publicações de consumidores que relataram suas frustrações para adquirir o produto. Na publicação feita pelo próprio McDonald’s Brasil em collab com a Warner Bros Pictures nas redes sociais é difícil encontrar algum comentário celebrando o lançamento. A maior parte das publicações com mais engajamento são de consumidores frustrados por não conseguirem comprar os produtos.
“Gostaria de expressar minha frustração com a recente promoção do carro da Fórmula 1 no McDonald’s. Visitei cinco lojas diferentes na tentativa de adquirir o item promocional e, em todas elas, fui informado de que haviam recebido apenas três caixas, que se esgotaram rapidamente. Isso demonstra um péssimo planejamento de marketing e falta de consideração com os clientes que esperavam ansiosamente por essa promoção. A experiência foi extremamente decepcionante e gostaria que a empresa revisasse sua abordagem para garantir uma distribuição mais justa e eficaz em futuras promoções.”, afirmava o comentário do consumidor Breno Teixeira.
Revendas não oficiais em redes sociais e marketplaces
Nem mesmo tendo dado tempo de que muitos dos consumidores tivessem conhecimento da campanha, vários anúncios começaram a aparecer em redes sociais e marketplaces de revendedores das miniaturas por preços bem superiores aos cobrados pelo McDonald’s. Muito provavelmente pessoas mal intencionadas já haviam visto a possibilidade de revender os produtos diante da demanda que se via não só no Brasil, mas também em outros países do mundo em que a campanha acontece.
As reclamações, em sua maioria, afirmam que as lojas receberam poucas unidades para a demanda da promoção, além de que muitas pessoas acabaram comprando todas as unidades disponíveis para revender na internet e lucrar em cima disso.
“Esgotado na maioria dos lugares. Vocês deveriam limitar 2 por CPF e orientar os colaboradores a não venderem mais que 2 unidades. Gente comprando de pancada para revender, já tem por R$400. VERGONHA!”, afirmou outro perfil que costuma dar dicas para consumidores Guarudicas.
Outro perfil, chamado F1 Brazil, para fãs da Fórmula 1 no país também relatou problemas por conta da quantidade de miniaturas adquiridas por apenas uma pessoa. “Arrasaram, só perderam a oportunidade de colocar um limite por CPF! Antes de mim, um cara comprou 50 UNIDADES! Eu consegui o último, e acho isso bem desnecessário já que todos nós queremos também!”.
A equipe do GKPB esteve em mais de uma unidade do McDonald’s na cidade de São Paulo para tentar comprar as miniaturas e a resposta dos funcionários, além de debochadas, eram sempre as mesmas: não tem mais nada em estoque. Apenas o novo sanduíche Quarterão Bacon estava disponível. Ao tentar comprar pelo sistema de autoatendimento, o combo até aparecia, mas na hora de selecionar a miniatura não aparecia nenhuma opção.
Até a publicação deste texto, o McDonald’s ainda não havia se pronunciado oficialmente sobre o que aconteceu, nem se haverá uma nova leva de miniaturas para abastecer as redes ao redor do país. O GKPB entrou em contato com a empresa por meio de sua assessoria para esclarecer estas questões. À marca, fizemos as seguintes perguntas:
- Quantas unidades foram disponibilizadas para as lojas em todo o Brasil?
- Haverá reposição dos itens em estoque? Se sim, haverá uma maior quantidade do que foi disponibilizado neste primeiro momento?
- O McDonald’s estuda colocar algum tipo de limite de unidades para a compra ainda nesta campanha ou em campanhas futuras para evitar que itens sejam revendidos no mesmo dia do lançamento da ação?
A marca não respondeu a nenhuma de nossas perguntas objetivamente. Apenas retornou com um posicionamento genérico e vago, que reproduzimos a seguir:
“A companhia lamenta que nem todos tenham conseguido as miniaturas exclusivas do McMenu F1 — O Filme. A procura foi muito acima da quantidade de unidades disponíveis, o que ocasionou o esgotamento antes do previsto, já que tratou-se de uma edição limitada. Seguimos atentos aos desejos de nossos clientes para os próximos lançamentos.”.