A BIC está completando 75 anos de vida e para celebrar este momento, a marca decidiu apostar em um projeto inovador criado pela VML que tem como intuito reescrever “Romeu e Julieta” para demonstrar aos consumidores a durabilidade das canetas BIC Cristal Dura +. Criada pela agência VML, a campanha dá nova vida à obra literária “Romeu e Julieta” ao recriar como seria a caligrafia de William Shakespeare, se escrita com uma única BIC Cristal, famosa por sua notável durabilidade e capacidade de escrever até 3 quilômetros.
O projeto teve como elemento central um robô equipado com inteligência artificial, que replicou meticulosamente a caligrafia de Shakespeare. Durante 20 dias, o sistema recriou o texto da peça, guiado por análise de caligrafia e validação de especialistas. Um perito em caligrafia confirmou 10 das 22 características definidoras do script original de Shakespeare, garantindo autenticidade e fidelidade artística. Por meio dessa combinação de tecnologia e habilidade artesanal, o projeto destacou o toque humano duradouro na arte de contar histórias, mostrando a intensidade, estilo e as particularidades únicas da escrita do autor. Confira:
“Além de celebrar 75 anos de um produto que deixou uma marca indelével em gerações, estamos homenageando o poder transformador da escrita – uma ponte para a conexão, inspiração e histórias que transcendem o tempo”, afirmou Rodrigo Iasi, Diretor de Marketing da BIC Brasil e Argentina.
“Para a VML, que é uma agência que está voltada para a inovação e para o futuro, trabalhar num projeto que tem o match perfeito entre tecnologia e o poder da escrita à mão está muito alinhado ao que nós pensamos enquanto agência”, afirmou Marcelo Felicio, Diretor de Criação da VML ao GKPB.
O público pode encontrar mais informações a respeito do projeto na landing page exclusiva da campanha Sua maior expressão tá numa BIC.
Marca doou livro ao Real Gabinete Português de Leitura no Rio de Janeiro
Como parte das celebrações do 75º aniversário, a BIC fez um presente especial à comunidade literária. No dia 30 de janeiro, foi realizada uma cerimônia no Real Gabinete Português de Leitura, no Rio de Janeiro, onde a edição reescrita de Romeu e Julieta foi oficialmente doada à instituição. O evento também serviu como palco para o lançamento do filme principal do projeto, uma homenagem ao legado da BIC Cristal e à influência duradoura de Shakespeare na literatura mundial.
Refletindo sobre o significado do projeto, Rodrigo Iasi destacou seu impacto cultural: “A caneta BIC Cristal sempre foi um símbolo de simplicidade e funcionalidade. Ao reescrever Romeu e Julieta com uma única caneta Cristal, prestamos homenagem tanto ao legado da escrita quanto à natureza ilimitada da criatividade. Esta celebração ressalta a missão da BIC de inspirar novas histórias e reunir as pessoas por meio do poder da palavra escrita.”