Não se pode subestimar o poder de uma franquia com mais de 40 anos de existência. Principalmente se essa franquia for Ursinhos Carinhosos. Os personagens fofos fizeram enorme sucesso nos anos 80/90, mas ganharam um novo destaque nos últimos anos, aparecendo em produtos de marcas como Cacau Show, Crocs e Chilli Beans. Mas a combinação Giraffas e Ursinhos foi que se revelou um enorme fenômeno.
Tem apenas alguns dias que as luminárias no formato dos personagens foi anunciada e, desde o primeiro momento, foi sucesso. Os itens caíram nos gostos de pessoas de todas as idades e viralizaram nas redes. O resultado é possível visualizar em qualquer unidade da rede. Ou melhor, não é possível, porque eles desapareceram.
Desde o primeiro final de semana em que ficamos sabendo do lançamento, nós estamos indo a unidades do Giraffas para tentar encontrar os ursinhos e sequer conseguimos vê-los pessoalmente. Ao conversar com os funcionários do Giraffas as respostas mais comuns são de que os itens chegam e se esgotam rapidamente. Há promessas de que chegam novas unidades nos dias seguintes, que não se concretizam.
Nas redes sociais do Giraffas é possível ver que esta não é uma experiência única. Diversos consumidores reclamam que não conseguem encontrar os itens nas publicações da rede. “Vocês falam que tá disponível no ifood e etc e não tem nada disponível, a gente busca nas lojas e não acha. É uma palhaçada, divulgar e não lançar o suficiente!”, afirmou uma usuária do Instagram. “Já conseguiu o roxo e o laranja, detalhe que o roxo era o que estava em exposição na vitrine da unidade o brinde é perfeito, pena que tá esgotando rápido demais”, celebrou outra.
Mesmo sem estoque para atender a demanda de quem já está sabendo da promoção, o Giraffas não suspendeu sua estratégia de divulgação. A rede contratou influenciadores e realizou ações nas ruas de São Paulo para promover o item. O resultado foi um nível tão grande de reclamações, que os comentários das últimas publicações da marca foram ocultados.
Aqueles que dão a sorte de terem uma resposta do Giraffas sobre o ocorrido, recebem um texto padrão de que as luminárias ainda estão em distribuição. Resta saber se o consumidor não vai desistir de comprar antes da distribuição ser concluída.
Apesar de todos os problemas, é muito bacana ver redes sem grande tradição em brindes de fast-food conseguirem se destacar, como vem acontecendo com o Giraffas. No ano passado a rede surpreendeu com itens de Caverna do Dragão e Shrek. Mostrando que é possível ganhar muito destaque fugindo das franquias que estão no hype do momento.