Na última quinta-feira, 26, a Umbro e o PodPah anunciaram sua primeira coleção de roupas através do perfil oficial da marca de roupas. A collab, que traz diversas peças de vestuário, está sendo alvo de críticas por ter supostamente utilizado o design de um artista coreano em diversos produtos da colaboração sem autorização prévia.
Através de seu perfil oficial, @3.jinnn realizou uma publicação onde escreveu que não sabia do suposto plágio, mas que foi contatado por alguns seguidores. Ainda na publicação, o artista realizou uma comparação entre os designs e também abriu uma enquete pública, que já conta com mais de 2.992 respostas até o momento, sendo 96% considerando a arte criada pela Umbro, uma cópia. Confira:
Nas redes sociais da Umbro, diversos seguidores do artista coreano estão cobrando por um posicionamento referente ao ocorrido. “Usaram a arte do @3.jinnn na tora. Aí é f*d*”, comentou um usuário. Outros usuários também relembraram o episódio em que Henrique Fogaça, um dos jurados do Masterchef, tornou público o fato de PodPah ter tentado registrar sua marca, mas enfrentou um obstáculo: Henrique já havia registrado “Podepa” como o nome da sua linha de roupas.
Essa não é a primeira vez que algo parecido acontece com uma marca. Há alguns meses, a hamburgueria Patties, denunciou em seu Instagram, um plágio realizado por outro estabelecimento chamado ‘Mr.Patty’, que fica localizado na Venezuela. Não só o nome, mas como o logo, estética e elementos visuais, e pasme, até o perfil da marca venezuelana seguia os mesmos padrões de Patties.
O que diz a Umbro e o PodPah?
[Atualizado em 27/09/2024 às 18h00] Após publicação desta matéria, a Umbro entrou em contato com o GKPB por meio de sua assessoria e reconheceu o erro no processo. Confira a nota na íntegra abaixo:
“Durante o processo criativo para o desenvolvimento da ilustração, nossa equipe adaptou uma arte disponível na internet e, até então, não tínhamos conhecimento de sua autoria. A partir do momento em que fomos alertados sobre a obra do @3.jinnn, reconhecemos o erro no processo, entramos em contato com o artista e estamos tomando as providências necessárias para que ele seja devidamente remunerado. PODPAH E UMBRO.”
Caso resolvido
[Atualizado em 29/09/2024 às 02h13] Após negociação entre o artista, a Umbro e o PodPah, @3.jinnn apagou a publicação na qual questionava a cópia não autorizada de seu trabalho. No lugar, entrou uma nova postagem, dessa vez em um tom totalmente amigável.
“Olá a todos. Tenho algumas novidades para vocês. Antes mais nada, obrigado pelo interesse na minha publicação. Depois que postei, recebi uma mensagem do Podpah. Eles pediram desculpas pelo incidente e incluíram meu nome no design deste projeto. Eles também me pagaram pelo design. Mais uma vez, gostaria de agradecer ao Podpah pela sua rápida resposta e resolução. Apoio o projeto do Podpah e acredito que eles continuarão a dar-se bem no futuro. Finalmente, apoio todos os artistas independentes como eu! Obrigado a todos.”, afirmou o perfil em uma tradução livre da publicação original, que você pode visualizar abaixo na íntegra (ou até que ele remova mais uma vez).