Durante o Rock in Rio 2022, um chapéu laranja brilhando usado por Chris Martin, vocalista do Coldplay, e distribuído por um patrocinador, estava fazendo sucesso nas redes sociais até mesmo antes da música acabar por conta do trabalho do NOW, unidade de real time do A-Lab, laboratório de conteúdo do Grupo Dreamers. Para a edição de 2024, a operação novamente se encarregará de transformar momentos marcantes do festival em narrativas para as marcas.
A novidade para o Rock in Rio 2024, que celebrará 40 anos, é o número de empresas que serão atendidas pelo NOW. Ao todo, 12 marcas contrataram a operação para participar ativamente das principais conversas do evento. Com parcerias que incluem Natura, Heineken, Tim, Ipiranga, Volkswagen, Trident, Unilever, Superbet, Hypera, e o próprio Rock in Rio a equipe estará no epicentro do festival com mais de 400 profissionais multidisciplinares, alocados diretamente na Cidade do Rock, no Rio de Janeiro.
“Trabalhar em tempo real no Rock in Rio é um desafio intenso, porém extremamente gratificante. Cada minuto conta para produzir os mais de 4700 conteúdos planejados para ir ao ar durante o festival. Temos muito orgulho ver como nosso trabalho ajuda as marcas a contarem suas histórias de forma única, com excelência, com um time apaixonado pelo que faz, ampliando ainda mais o impacto do festival no país.” diz Renata Cruz, diretora do NOW.
Com mais de 60 cases em seu portfólio, o NOW acaba de voltar da cobertura dos jogos de Paris e já cobriu festivais como Rock in Rio Lisboa, The Town, além de realizar trabalhos para marcas presentes no Lollapalooza, Tomorrowland e Primavera Sound. Nos últimos cinco anos, a unidade de cobertura em tempo real do A-Lab trabalhou para marcas como Havaianas, Tinder, Coca-Cola, iFood, Ambev, Facebook, entre outras, focando em conteúdo e monitoramento de conversas relevantes em grandes eventos.
“Precisamos garantir que nossos conteúdos encantem, engajem e informem o público. É um trabalho coordenado entre planejamento estratégico, uso analítico de dados e reação ágil ao que acontece ao vivo. A cada edição do Rock in Rio, mais marcas se interessam em atuar em tempo real. No último, foram 6 e nesta serão 12. Cada vez mais, as grandes marcas querem entrar em conversas de maneira estruturada, extrapolando a audiência da Cidade do Rock, investindo na conexão emocional e extraindo mais valor do investimento em patrocínio”, explica Ronaldo Martins, CEO do A-Lab.
Além do NOW, o A-Lab também está marcando presença no maior festival de música e cultura do mundo ao desenvolver séries documentais para marcas como Coca-Cola, Neoenergia, C&A, TIM, KitKat e Trident. O laboratório de conteúdo do Grupo Dreamers assinou o roteiro e direção criativa destes conteúdos audiovisuais, que trazem bastidores e entrevistas.