A Kopenhagen, que agora é pertencente à Nestlé, anunciou esta semana que irá mudar o nome de um dos seus produtos mais tradicionais: o Chumbinho. As famosas esferas de chocolate que possuíam esse nome desde a sua criação, 70 anos atrás. Agora a marca irá chamá-lo de ‘Crocantinho’.
Fundada no Brasil em 1928 pelo casal David e Anna Kopenhagen, o chocolate é uma esfera de açúcar coberta por chocolate ao leite, que traz a união perfeita entre cremosidade e crocância. E rapidamente se tornou um ícone entre os consumidores da marca. O nome ‘Chumbinho’ originou-se pela semelhança estética do chocolate e um brinquedo muito usado durante aquela época.
A decisão foi tomada pela Kopenhagen após uma pesquisa, onde a maioria do público associava o nome do tradicional chocolate da marca à um agente químico altamente prejudicial à saúde.
“Estamos sempre super sensíveis à temperatura do consumidor em relação aos nossos produtos e movimentos de marca. Identificamos que havia um número grande de clientes que pediam que nos posicionássemos em relação a essa questão”, conta Maricy Gattai Porto, diretora executiva da Kopenhagen para a Exame.
Além do novo nome, a embalagem do produto também ganhou uma cara nova. Antes, o produto possuía um design minimalista e um foco total no produto, agora, a marca apostou em um novo formato, nova seleção de cores entre vermelho e dourado, trazendo mais dinamismo e sofisticação para o produto.
Em 2018 um lojista se envolveu em uma polêmica após um dos franqueado decidir colocar um banner na frente de sua loja relacionando dois produtos Kopenhagen da pior forma possível. O cartaz consistia nos dois produtos lado a lado. Em cima do Chumbinho se lia “Eu acho que vi um gatinho…”. Ao lado, uma embalagem de Língua de Gato termina o que deveria ser uma piada: “Eu acho que lambi um Chumbinho”.
Na época, a Kopenhagen se pronunciou alegando que não compactuava com os maus tratos aos animais e que a propaganda havia sido retirada da vitrine da loja. Ainda assim, muitos consumidores clamaram pela mudança de nome; o que foi ignorado pela empresa até então. A Nestlé, atual dona da Kopenhagen, parece ter se mostrado um pouco mais ouvinte das demandas da sociedade. O que é um alívio.
Para conferir acesse o site oficial da marca.