Início Publicidade Eventos Tubo de Insight: realizado por estudantes para estudantes

Tubo de Insight: realizado por estudantes para estudantes

O Tubo de Insight, também conhecido como Semana de Publicidade da UFPE, teve sua 8ª edição este ano. Ele é um dos maiores eventos focados em Comunicação Social em Pernambuco e ocorreu entre 24 e 28 de outubro. O evento é inteiramente realizado por (e para) estudantes e conta basicamente com colaborações para ocorrer.

Os alunos do 5º e do 3º período se dividem em equipes específicas para distribuir as atividades e permitir que cada integrante atue na sua área de interesse. No começo deste ano, os alunos que ainda estavam no quarto período fizeram o processo de seleção com os quase calouros do 2º para definir quem iria compor cada grupo. 

Continua depois do anúncio

No total, as equipes são nove: mídia, produção, relações públicas, produção gráfica, planejamento, social media, RTVC, direção de arte e redação. A quantidade de integrantes por grupo varia bastante.

A menor equipe, a de relações públicas, possui apenas 2 pessoas e as maiores, como as de planejamento e de redação, 5 pessoas em cada. Semanalmente os grupos se reúnem para definir as próximas demandas, porém com a iminência do evento essa frequência aumenta.

Continua depois do anúncio
O Tubo de Insight, também conhecido como semana de publicidade da UFPE, é um dos maiores eventos focados em publicidade de Pernambuco.
Brenda Araújo de produção, Leideane Diniz de relações públicas e Thaís Rodrigues de Mídia.

Para entender melhor o funcionamento interno, tive a oportunidade de entrevistar  as alunas do terceiro período: Brenda Araújo de produção, Leideane Diniz de relações públicas e Thaís Rodrigues de mídia. A comunicação ocorre em sua maior parte por WhatsApp, segundo Leideane:

 “Hoje, no total, somos 39 integrantes e temos um grande grupo no Whats App com todos. Além dele, cada equipe tem o seu e algumas equipes específicas que trabalham de forma integrada, como Social Media, Redação e direção de arte, têm um grupo em conjunto.”

Continua depois do anúncio
Parte da equipe organizadora.

 As atividades oferecidas contam com colaborações para ocorrer. Colaborações com palestrantes, locais em que ocorrem, patrocinadores de prêmios e afins. Como quase todo o evento funciona em função dos parceiros, é necessário um grupo específico para se dedicar ao relacionamento com eles. Thaís Rodrigues de mídia, diz que:

 “A equipe de mídia no Tubo de Insight, atualmente, tem 3 pessoas e funciona buscando e mantendo colaboradores. Logo no início do ano, as primeiras tarefas foram entrar em contato com os patrocinadores da edição anterior e começar a pesquisar novos possíveis parceiros. Todo contato com eles é realizado por nós”

Continua depois do anúncio

Além do cronograma acadêmico da própria Semana, existem outros acontecimentos de menor porte. Por exemplo, o “Tubo Experimente” e a Kappa Kappa Tubo, festa de encerramento da Semana. Brenda Araújo conta um pouco sobre o trabalho da equipe de produção:

 “A gente bota mesmo a mão na massa nos eventos. Além da semana em outubro, este ano realizamos dois Tubo Experimente, que são momentos prévios de debate entre profissionais do mercado e estudantes. Nós pensamos em toda a logística: local, material, palestrantes e tudo o que possa ser necessário para o dia.”

Continua depois do anúncio
Peça de divulgação da Briga de Galo.

O Tubo de Insight organiza também a maratona criativa chamada “Briga de Galo”. Ela é uma competição que ocorre durante a Semana entre grupos inscritos e selecionados pelos organizadores do Tubo de acordo com a ordem de inscrição.

As equipes da Briga, então, formam mini agências de publicidade fictícias. Cada uma dessas agências trabalha desenvolvendo e executando um briefing para um cliente real. Para finalizar, as propostas são avaliadas por profissionais da área, professores e pelo cliente envolvido. O grupo que for melhor avaliado e atender a todos os requisitos vence a disputa e ganha um prêmio.

Continua depois do anúncio

A edição deste ano abordou vários temas, como Coolhunting, Planejamento Digital, Efeitos visuais, entre outros. As atividades são divididas entre palestras, que tem um caráter mais teórico, e oficinas, que contam com menos participantes e são mais práticas. Elas ocorreram tanto na própria UFPE, quanto em espaços cedidos por parceiros.

Oficina de atendimento com Wanessa Melo.

O Tubo conta com grandes nomes do mercado, como Wanessa Melo, coordenadora de atendimento da Ampla comunicação, premiada pela Great Places to Work como a melhor agência para se trabalhar no Brasil. Ela comenta que em Recife não existem muitos cursos de extensão na área de atendimento e que a literatura acadêmica não é muito ampla.

Continua depois do anúncio

“É muito difícil para os estudantes encontrarem algo nessa área fora do que se vê na faculdade. A organização do evento me surpreendeu muito e acho muito importante essa iniciativa dos alunos de promover um intercâmbio entre a academia e o mercado.”

Kappa Kappa Tubo – Thriller Night.

O evento teve seu fim no dia 28 de outubro com a Kappa Kappa Tubo, com o tema Halloween. A festa contou com um concurso de fantasias que teve como prêmio um voucher de desconto para o Malakoff Café, a cafeteria que serviu como cliente real para a competição da Briga de Galo.

Continua depois do anúncio

Com o fim dessa edição, os alunos do terceiro período esperam ansiosamente o próximo ano para que possam começar novamente os preparativos. Continuando, assim, o ciclo do Tubo de Insight, em que os alunos mais antigos saem, dando espaço para os recém-chegados aprenderem também.

Confira alguns dos momentos do Tubo de Insight:

Palestra de Planejamento estratégico na Jump Brasil.
Segundo Tubo Experimente de 2016, que carregou o tema: “Profissão: estagiário – como lidar com as loucuras entre a faculdade e a carteira assinada”
Oficina de Efeitos Visuais na Escola Saga.
Oficina de Fotografia no Instituto Candela.

Conheça nosso podcast

FOOTER AMP
Sair da versão mobile