Assim como nós falamos em primeira mão aqui no Geek Publicitário mês passado, a Rede Record iria realizar uma grande mudança na sua marca passando a se chamar RecordTV e assumindo um novo logo a partir do dia 27 de setembro. Mas aparentemente os planos foram abortados de última hora. O que foi que aconteceu?
O fato é que a nova marca da Record já vem enfrentando diversas polêmicas desde que vazou o registro de sua criação no INPI ainda lá no início de agosto. Primeiro os entusiastas de TV e designers que viram a marca não gostaram nem um pouco da falta de cores e vida do logo.
Apesar disso, parecia que a emissora estava realmente decidida a colocar o novo logo no ar e aí veio a nova polêmica: o domínio registrado num dos veículos da emissora ainda estava disponível em um leilão na internet quando a imagem foi publicada por um dos diretores da Record. Mas a emissora contornou a situação e agora o Registro Br já informa que o domínio pertence à Record.
Durante as eleições municipais, a emissora chegou até mesmo a veicular uma versão do logo colorido mesmo, mas já sem o mapa da América do Sul. Depois, alguns apresentadores divulgaram em suas contas no Instagram imagens preparando uma vinheta para a nova marca. E desde então foi o mais próximo que chegamos do novo logo da Record.
A Record já tá usando o logo sem o continente sul-americano, mas não assumiu a nova identidade ainda. pic.twitter.com/kY5Ihk73on
— Matheus Ferreira (@MatheusFerreira) September 26, 2016
Depois do dia 27 e nada do logo aparecer, alguns internautas então começaram a perguntar à emissora quando seria a nova data para a estreia da nova marca e da nova identidade visual. A um desses internautas, a assessoria da Record se limitou a dizer que oficialmente ainda não mudará a marca. O que nos leva a crer que ela foi, de alguma forma, suspensa.
Olá! Oficialmente ainda não mudaremos. Obrigado
— RecordTV Comunicação (@RecordTV_press) September 28, 2016
Em 16 de setembro o portal TV Foco informou que a nova marca teria causado desavenças até mesmo dentro da própria emissora, de acordo com o site, o jornalista Flavio Ricco apontou* que a mudança no nome e a remoção do mapa da América do Sul eram os principais motivos da discordância.
Será que isso acabou definindo o adiamento da nova marca? Será que a Record decidiu levar a marca de volta às pranchetas? Essas respostas nós ainda não temos, mas certamente iremos continuar de olho nas mudanças da emissora e manteremos vocês sempre informados aqui no Geek Publicitário.
[Atualizado em 31/10/2016 – 17h41] A coluna Outro Canal da Lígia Mesquita na Folha informou que a Record deverá adotar a nova marca no dia 24 de novembro. Resta aguardar para ver se finalmente vamos ter a nova marca em uso.
*não encontrei a coluna do Flavio Ricco que teria informado sobre as desavenças.
Imagens: Reprodução.