O Facebook anunciou hoje o Instagram Stories, um novo recurso da sua plataforma de imagens que busca, mais uma vez, frear o constante crescimento de seu principal concorrente nos dias atuais: o Snapchat.
“Bons artistas copiam; grandes artistas roubam”
Assim dizia um dos maiores gênios da pintura, Pablo Picasso. Anos mais tarde a frase seria apropriada por outro gênio, Steve Jobs. Hoje, um dos maiores bilionários do mundo, Mark Zuckerberg parece fazer disso um estilo de vida.
Na verdade, Zuckerberg é conhecido mesmo por fazer aquisições megalomaníacas, como a compra do Instagram foi à época por US$ 1bi. Ou então a mais recente loucura: US$ 22bi pelo app Whatsapp.
Mas então por que diabos o Facebook não comprou o Snapchat? Simplesmente porque a companhia não está à venda. Nem mesmo para as cifras malucas do tio Zuck. No longínquo ano de 2013, enquanto fundávamos o Geek Publicitário, o Facebook já estava oferecendo US$ 3 bi pelo Snapchat. A resposta do CEO foi negativa. “Há muito poucas pessoas no mundo que conseguem construir um negócio como este” disse o executivo meses depois à Forbes.
Se não pode se juntar a eles, copie-os.
O Facebook já conseguiu frear diversos concorrentes incorporando seus recursos à sua gigantesca plataforma. Os checkins vieram do Foursquare, os vídeos no Instagram apareceram logo após o Vine despontar entre os adolescentes assim como o Snapchat e o mais recente recurso de vídeos ao vivo, conhecidos como “lives” vieram após o Persicope virar febre entre os entusiastas do Twitter.
O Instagram Stories é uma evolução natural do Facebook
Nos casos acima, temos ideias copiadas e bem sucedidas, mas se você acha que esta é a primeira vez em que o Facebook tenta criar algo semelhante ao Snapchat, você precisa se lembrar de outros recursos, como o Instagram Bolt ou mesmo o desconhecido Slingshot já tentaram fazer frente ao app do fantasma, no entanto, o Slingshot é tão ruim, que aparentemente já foi abandonado. E o Instagram Direct a gente usa só em caso de necessidade extrema.
O Instagram Stories é o Facebook gritando aos seus usuários: Vamos criar algo idêntico. Venham pra cá por favor! Afinal, apps e serviços semelhantes não deram certo.
Eu estava meio cético em relação ao novo recurso. Mas depois de utilizá-lo tudo o que eu imaginava mudou. O Instagram Stories realmente é algo bom.
Se por um lado o Snapchat tem uma interface complicada e é extremamente problemático com usuários Android; por outro, o Instagram Stories já chega extremamente leve e simples de usar. Sabe aquela frase clássica: “Nossa, como usa esse Snapchat”? Então. Eu ouso dizer que nunca ouvirei a mesma coisa com o Instagram.
Pode dar muito certo, ou muito errado.
O Instagram Stories pode não ser a última tentativa, mas é sem dúvidas um divisor de águas para a ascensão do Snapchat. Se o Facebook tiver êxito e conseguir controlar o crescimento do concorrente, a cópia venceu mais uma vez. Se não, a originalidade irá provar que o dinheiro nem sempre pode comprar (ou refazer) tudo. E eu não preciso nem dizer que estou torcendo para esta última opção, né.
Uma coisa é certa. O Snapchat tem um problemão pra resolver. E eu espero que eles se mexam logo.