Mais
    InícioPublicidadeRedes SociaisInstagram Stories é a bala de prata do Facebook contra o Snapchat

    Instagram Stories é a bala de prata do Facebook contra o Snapchat

    EM GKPB.COM .BR

    Publicidade

    ✨ O que você precisa saber:

    • Facebook lança o Instagram Stories para competir com o Snapchat.
    • Mark Zuckerberg é conhecido por fazer aquisições megalomaníacas.
    • O Instagram Stories é uma evolução do Facebook para combater o Snapchat, podendo dar certo ou errado.

    O Facebook anunciou hoje o Instagram Stories, um novo recurso da sua plataforma de imagens que busca, mais uma vez, frear o constante crescimento de seu principal concorrente nos dias atuais: o Snapchat.

    “Bons artistas copiam; grandes artistas roubam”

    Assim dizia um dos maiores gênios da pintura, Pablo Picasso. Anos mais tarde a frase seria apropriada por outro gênio, Steve Jobs. Hoje, um dos maiores bilionários do mundo, Mark Zuckerberg parece fazer disso um estilo de vida.

    Na verdade, Zuckerberg é conhecido mesmo por fazer aquisições megalomaníacas, como a compra do Instagram foi à época por US$ 1bi. Ou então a mais recente loucura: US$ 22bi pelo app Whatsapp.

    Snapchat-Evan-Spiegel-and-Bobby-Murphy

    Mas então por que diabos o Facebook não comprou o Snapchat? Simplesmente porque a companhia não está à venda. Nem mesmo para as cifras malucas do tio Zuck. No longínquo ano de 2013, enquanto fundávamos o Geek Publicitário, o Facebook já estava oferecendo US$ 3 bi pelo Snapchat. A resposta do CEO foi negativa. “Há muito poucas pessoas no mundo que conseguem construir um negócio como este” disse o executivo meses depois à Forbes.

    Se não pode se juntar a eles, copie-os.

    O Facebook já conseguiu frear diversos concorrentes incorporando seus recursos à sua gigantesca plataforma. Os checkins vieram do Foursquare, os vídeos no Instagram apareceram logo após o Vine despontar entre os adolescentes assim como o Snapchat e o mais recente recurso de vídeos ao vivo, conhecidos como “lives” vieram após o Persicope virar febre entre os entusiastas do Twitter.

    Mecânica do app Bolt era bem semelhante ao funcionamento do novo Instagram Stories.
    Mecânica do app Bolt era bem semelhante ao funcionamento do novo Instagram Stories.

    O Instagram Stories é uma evolução natural do Facebook

    Nos casos acima, temos ideias copiadas e bem sucedidas, mas se você acha que esta é a primeira vez em que o Facebook tenta criar algo semelhante ao Snapchat, você precisa se lembrar de outros recursos, como o Instagram Bolt ou mesmo o desconhecido Slingshot já tentaram fazer frente ao app do fantasma, no entanto, o Slingshot é tão ruim, que aparentemente já foi abandonado. E o Instagram Direct a gente usa só em caso de necessidade extrema.

    O Instagram Stories é o Facebook gritando aos seus usuários: Vamos criar algo idêntico. Venham pra cá por favor! Afinal, apps e serviços semelhantes não deram certo.

    snapchat-stories-telas-blog-gkpb

    Eu estava meio cético em relação ao novo recurso. Mas depois de utilizá-lo tudo o que eu imaginava mudou. O Instagram Stories realmente é algo bom.

    Se por um lado o Snapchat tem uma interface complicada e é extremamente problemático com usuários Android; por outro, o Instagram Stories já chega extremamente leve e simples de usar. Sabe aquela frase clássica: “Nossa, como usa esse Snapchat”? Então. Eu ouso dizer que nunca ouvirei a mesma coisa com o Instagram.

    Pode dar muito certo, ou muito errado.

    O Instagram Stories pode não ser a última tentativa, mas é sem dúvidas um divisor de águas para a ascensão do Snapchat. Se o Facebook tiver êxito e conseguir controlar o crescimento do concorrente, a cópia venceu mais uma vez. Se não, a originalidade irá provar que o dinheiro nem sempre pode comprar (ou refazer) tudo. E eu não preciso nem dizer que estou torcendo para esta última opção, né.

    Uma coisa é certa. O Snapchat tem um problemão pra resolver. E eu espero que eles se mexam logo.

    - Publicidade -

    Últimos stories

    Rebranding não agradou ao público que acompanha a marca nas redes sociais

    Nova versão do famoso Goiabinha já pode ser encontrada em diversos pontos de venda espalhados pelo Brasil

    Coleção chega nesta quinta-feira, 21, ao site oficial da marca

    A marca traz personagens do anime — Luffy, Zoro, Sanji, Chopper, Nami e Usopp — em embalagens colecionáveis.

    🔥 Em alta agora:

    A Black Friday ainda vale a pena? | GKPBcast #85

    Com a popularização do evento da Black Friday no Brasil há alguns anos, muitos comerciantes decidiram maquiar os preços para fingirem oferecer grandes descontos....

    🔥 Em alta agora:

    A Black Friday ainda vale a pena? | GKPBcast #85

    Com a popularização do evento da Black Friday no Brasil há alguns anos, muitos comerciantes decidiram maquiar os preços para fingirem oferecer grandes descontos....
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Conecte-se

    62,439FãsCurtir
    165,000SeguidoresSeguir
    7,200SeguidoresSeguir
    50,700SeguidoresSeguir
    5,400SeguidoresSeguir
    18,000InscritosInscrever
    Publicidade