Ontem (10), por 12 votos a 5, a Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que proíbe o casamento homoafetivo e a união estável entre pessoas do mesmo sexo e cria uma outra modalidade de união civil. A proposta passará por outras comissões antes de ir ao plenário da Casa. A aprovação da proposta contraria a atual jurisprudência brasileira, onde o Supremo Tribunal Federal (STF) reconhece a união entre casais LGBTQIAPN+ como entidade familiar desde 2011.
Diante a situação, o Burger King realizou um video manifesto para contestar a decisão aprovada pela Comissão. O vídeo traz um letreiro acompanhado dos ingredientes citados: “Se você é contra colocar batatinha no sorvete, Não coloque batatinha no sorvete. Se você é contra picles no sanduíche, não peça picles no sanduíche. Se você é contra o casamento homoafetivo, simples. É só não se casar com alguém do mesmo sexo.” Veja:
O texto aprovado na Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família foi apresentado em 2007, antes de o Supremo Tribunal Federal (STF) permitir uniões homoafetivas, e foi desengavetado em 2023. A retomada do projeto é patrocinada por parlamentares de oposição ao governo e ligados à bancada evangélica na Câmara. O colegiado, no qual a votação ocorreu, tem maioria formada por deputados conservadores.
A postagem do vídeo manifesto realizada ainda hoje, dia 11 de outubro, nas redes socias do Burger King está repercutindo de maneira positiva entre seus seguidores e membros da comunidade LGBTQIAPN+, recebendo mensagens positivas como “Às vezes precisamos falar o óbvio”, “Arrasou, viva o amor viva a liberdade”, “Que importante ver o posicionamento de uma marca tão grande”, e por diante.
Vale lembrar que não é a primeira vez que o Burger King se manifesta politicamente, como por exemplo a campanha Whopper em Branco de 2018, onde a rede apresentou uma urna para que seus consumidores simularem a votação em seu candidato à presidência. Aqueles que optaram por votar em branco receberam então, ao invés do sanduíche que pediram, o Whopper em Branco, uma versão apenas com cebola e maionese. O objetivo foi conscientizar que quando deixamos as escolhas nas mãos dos outros, o resultado pode ser bastante indigesto.