O encontro de dois dos maiores “professores” da Internet acaba de acontecer por meio da nova ação do Duolingo, que convidou o Iberê Thenório, do canal no YouTube Manual do Mundo, para fazer uma visitação em sua sede e conhecer toda ciência e tecnologia por trás da plataforma.
Nós comentamos no episódio “Desvendando o Duolingo” do GKPBcast, onde entrevistamos Analigia Martins, diretora de marketing do Duo, sobre as brincadeiras que eles costumam fazer nas redes sociais e o Iberê foi mais uma vítima que acabou sendo “levada” pela coruja verde.
O apresentador foi parar em Pittsburgh, Estados Unidos, onde fica a sede da plataforma. Lá, além de conhecer as instalações de uma das empresas mais influentes e inovadoras do mundo, ele também pôde conversar com o CEO e cofundador do app, Luis Von Ahn, o Gerente de Pesquisa em IA Klinton Bicknell e a VP de Aprendizagem & Curriculum Bozena Pajak, que falaram um pouco mais sobre a missão do Duolingo e a metodologia de ensino do app.
A ideia da ação é mostrar a complexa estrutura da plataforma e como, apesar de ser conhecida por ensinar idiomas de uma maneira leve e divertida, leva muito a sério o ensino de 40 idiomas em mais de 100 cursos para os seus milhões de alunos do mundo todo.
Além da atuação de cientistas de aprendizado, o app também conta com um sofisticado sistema de inteligência artificial chamado Birdbrain. Ele se baseia em mais de 1 bilhão de lições completadas por dia e em décadas de pesquisa em psicologia educacional para rastrear o que o aluno aprende e ajustar a ordem e a dificuldade dos exercícios que ele vê para que acesse sempre um equilíbrio entre conteúdo familiar e mais desafiador.
A gamificação também é um elemento muito importante no app, que traz uma abordagem semelhante à de um jogo, com um elenco de personagens animados com vozes personalizadas e pontos e níveis, que por meio da diversão garantem o envolvimento e motivação dos usuários.
“O Duolingo é uma das maneiras mais populares de aprender idiomas no Brasil, com mais de 50 milhões de downloads no país, mas muitos não conhecem toda a ciência e tecnologia por trás do eficaz método de ensino do app. Por isso, convidamos o Manual do Mundo para explicar de uma maneira educativa, autêntica e divertida como funciona o Duolingo para os nossos alunos e fãs do canal”, diz Analigia Martins, diretora de marketing do Duolingo no Brasil.
“Sempre tive o Duolingo como um ótimo exemplo de como a tecnologia pode impactar na educação. Mas visitar o ‘ninho da coruja’ me fez descobrir que existe um batalhão de especialistas super qualificados garantindo que cada frase do app tenha um propósito específico, sempre mirando o máximo de aprendizado sem perder a motivação. É um trabalho incrível”, afirma Iberê Thenório, do Manual do Mundo.
A ação foi criada pela agência de publicidade Jotacom em parceria com o Manual do Mundo e será divulgada em seu canal oficial, com mais de 18 milhões de inscritos, e nas redes sociais do Duolingo Brasil.