Mais
    InícioPublicidadeSustentabilidadeHeineken lança nova etapa de seu programa de reciclagem de vidro

    Heineken lança nova etapa de seu programa de reciclagem de vidro

    O grupo busca retornar o vidro para a cadeia de produção com o uso de máquinas de coleta e trituração do material

    EM GKPB.COM .BR

    Publicidade

    ✨ O que você precisa saber:

    • Heineken lança nova etapa do Programa Volte Sempre em parceria com Owens Illinois e Grupo Seiva através da plataforma Green Your City.
    • Iniciativa visa acelerar a agenda de circularidade da empresa e conscientizar o consumidor sobre a reciclagem de vidro.
    • Projetos incluem instalação de máquinas de coleta e trituração de vidro em diversas cidades, com estimativa de impacto positivo no meio ambiente e na conscientização dos participantes.

    Através da plataforma de cultura e sustentabilidade Green Your City, a Heineken lança oficialmente uma nova etapa do Programa Volte Sempre do Grupo Heineken, em parceria com a Owens Illinois e o Grupo Seiva. O projeto tem como objetivo acelerar a agenda de circularidade da companhia trabalhando também com a conscientização do consumidor. Retornar o vidro à cadeia produtiva é um dos principais desafios da indústria cervejeira e a Heineken vai agir para atenuar esse cenário com o uso de máquinas de coleta e trituração do material.

    “Implementar o Volte Sempre em escala nacional é um grande passo para a Heineken. Com o programa, vamos aproximar o consumidor da reciclagem de vidro, criando mais uma maneira de entender, enxergar e praticar a circularidade onde ele é um dos protagonistas. Tornar a nossa cadeia produtiva ainda mais sustentável faz parte da missão da marca de contribuir para cidades mais verdes”, afirma Eduardo Picarelli, diretor da Business Unit da Heineken no Brasil.

    A iniciativa conta com duas ações. A primeira, funciona em Belo Horizonte desde 2018 e agora será expandida para as seguintes capitais: Salvador, Fortaleza, Recife, Goiânia, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre e Florianópolis. Ao todo serão instaladas 125 máquinas 4R Glass em redes de supermercados e condomínios residenciais dessas cidades. Para o consumidor participar do programa basta se dirigir aos equipamentos para reciclagem de vidro, se identificar por meio do número de celular e inserir uma garrafa por vez.

    Além de colher e triturar o vidro, as máquinas também têm sistema de cashback. Caso deseje, o consumidor (maior de 18 anos) poderá baixar o app Ponto Caco e será bonificado com uma unidade de Ponto Caco a cada embalagem de vidro depositada nas máquinas de reciclagem. Cada Ponto equivale a R$ 0,10 de desconto na compra de produtos do Grupo Heineken adquiridos nos supermercados parceiros, podendo ser das marcas Amstel, Sol, Kaiser, Heineken e Heineken 0.0.

    A estimativa é de que mais de 37 milhões de pessoas sejam impactadas pela ação nos próximos 3 anos. Cerca de 5 mil toneladas de vidro devem ser recicladas e ter destinação correta. O projeto deve impedir a emissão de 6,5 mil toneladas de CO² lançadas na atmosfera e reduzir a extração de 10 mil toneladas de matéria-prima da natureza, além de gerar uma economia de gastos públicos de mais de R$ 3 milhões.

    A segunda iniciativa de circularidade foi iniciada em março com foco em bares e restaurantes, estabelecimentos de consumo imediato, com média diária de 50 sacos de lixo descartados. Com a instalação das máquinas JM Sand, também de fabricação do Grupo Seiva, capazes de triturar as embalagens de vidro descartáveis, este volume será substituído por bombonas que armazenam em média 400 longnecks trituradas.

    Deste modo será obtida uma economia em sacos de lixo, produtos de limpeza e espaço físico para armazenamento, otimizando a gestão dos resíduos em bares e restaurantes parceiros. Todo o material será recolhido por equipes do Grupo Seiva e destinado às instalações industriais da Owens Illinois, responsável pelo beneficiamento e transformação do material em novas garrafas para o Grupo Heineken.

    heineken-reciclagem-vidro

    Em um intervalo de 60 meses, a iniciativa projeta diversos impactos positivos ao meio ambiente, como a coleta de 115 mil toneladas de vidro para reciclagem, redução de 61 mil toneladas de CO² lançadas na atmosfera, redução da extração de cerca de 150 mil toneladas de matéria-prima da natureza e redução de mais de 115 mil toneladas de resíduos vítreos destinados aos aterros. No mesmo período, haverá uma economia nos gastos públicos de mais de R$ 57 milhões e maximização dos volumes comercializados para a indústria, reduzindo o custo de produção de novas embalagens.

    O Programa Volte Sempre foi criado em 2018 e, desde então, estava em fase piloto. Até o momento, as máquinas instaladas em supermercados e condomínios residenciais da capital de Minas Gerais já arrecadaram mais de 460 mil garrafas, com a participação de 5.030 clientes, totalizando 250 toneladas de vidro retornadas à fase inicial de produção.

    “Hoje, cerca de 61% do nosso portfólio é composto por embalagens de vidro retornáveis. Dos outros 39% que são descartáveis, aproximadamente 70% são vidro. Esta é uma cadeia com desafios territoriais, de operação e de especificidades que dificultam a sua circularidade e fazem com que, do ponto de vista financeiro, seja mais vantajoso produzir novas embalagens com matéria prima virgem. Por isso a necessidade de múltiplas iniciativas que envolvam os diferentes elos desta cadeia”, conta Ornella Vilardo, diretora de Sustentabilidade do Grupo Heineken.

    A executiva explica ainda que o vidro é um material infinitamente reciclável, resistente e benéfico para a conservação e consumo da cerveja, por isso o foco da companhia é buscar por soluções que tornem essa cadeia circular no médio prazo e que impactem também a conscientização e mudança do comportamento do consumidor. “Queremos que os nossos produtos estejam presentes em momentos de celebração, mas garantindo que contribuiremos com impactos positivos para as pessoas e para o planeta”, finaliza Vilardo.

    - Publicidade -

    Últimos stories

    A marca traz personagens do anime — Luffy, Zoro, Sanji, Chopper, Nami e Usopp — em embalagens colecionáveis.

    Marcas extrapolam universo dos hidratantes labiais com promessa de cuidado para toda a boca

    Neste ano plataforma aposta em abordagem dupla, elogiando ou zoando do gosto musical dos usuários

    Marca traz sabor Queijo Nacho e aposta em nova opção de consumo

    🔥 Em alta agora:

    Converse apresenta modelos que celebram os 15 anos do filme ‘Coraline’

    Apostar na nostalgia tem sido uma das principais estratégias das marcas para atrair novos públicos e se conecta com seus consumidores mais fiéis. Pensando...

    🔥 Em alta agora:

    Converse apresenta modelos que celebram os 15 anos do filme ‘Coraline’

    Apostar na nostalgia tem sido uma das principais estratégias das marcas para atrair novos públicos e se conecta com seus consumidores mais fiéis. Pensando...
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Conecte-se

    62,442FãsCurtir
    165,000SeguidoresSeguir
    7,200SeguidoresSeguir
    50,700SeguidoresSeguir
    5,400SeguidoresSeguir
    18,000InscritosInscrever
    Publicidade