Imagine o seguinte: você está com os amigos curtindo uma cervejinha com a galera na frente de um boteco. De repente começa a chegar muita gente, a ponto de se formar uma aglomeração que toma toda a calçada e até um pedaço da rua. A cena é comum em diversos lugares do Brasil e irrita tanto os pedestres quanto os motoristas; mas a Skol tem a solução com a Fechamento Skol. Uma ação que vai hackear o Waze para facilitar a vida de todo mundo.
A marca criou uma bicicleta equipada com 100 aparelhos telefônicos conectados ao que a marca chama de “app de trânsito”. Dessa forma, quando a rua estiver cheia de gente, é só utilizar todos os aparelhos para reportar uma via interditada. Aí é só esperar o app redirecionar o trajeto dos motoristas para outro lugar. Uma mistura de algo muito errado com muito genial. Do jeito que a gente gosta. Confira:
Fechamento Skol
“Nosso propósito é levar leveza e diversão para as pessoas, aliviando os perrengues do dia a dia, e nada mais justo do que ajudar aquela galera que só quer tomar uma Skolzinha no bar com os amigos, a curtir com mais espaço e segurança. E de uma forma super divertida e debochada, que é a cara da marca”, diz Fernanda Cousin, Gerente de Marketing da Skol.
Segundo Diego Ferrite e Gabi Marcatto, Diretores de Criação da GUT São Paulo, a iniciativa (assista aqui) destaca uma das grandes tradições dos paulistanos, e brasileiros em geral, e une tudo que a marca representa para seus fãs: “Brasileiro adora beber de pé na frente dos bares, e a gente sabe que a diversão muitas vezes fica tão grande que não cabe na calçada pequena. A gente se aproveitou de um hábito cultural da galera pra resolver um perrengue de uma forma que só a Skol poderia ”, completam.
O público votou em alguns dos bares que gostariam de receber uma visitinha da bicicleta do Fechamento Skol por meio de uma campanha dentro da plataforma The Insiders, e os consumidores participantes foram recompensados com um voucher de R$ 30 no Zé Delivery.
Inspiração alemã
A ação de Skol foi inspirada em um experimento do artista Simon Weckert que, em 2019, viralizou na internet produzindo engarrafamentos no Google Maps, sem usar carros. A cena é hilária: o artista puxa um carrinho de mão repleto de celulares abertos no aplicativo, pelas ruas de Berlim, na Alemanha.