Pelo segundo ano consecutivo, a Braskem está no festival Lollapalooza Brasil para incentivar o descarte correto do plástico com a ação Rock and Recycle by Braskem. Em 2022, cerca de 130 mil itens de plástico foram coletados no estande da Braskem durante o evento. Para esse ano, a expectativa é aumentar o volume de resíduos a serem destinados à reciclagem.
Ana Laura Sivieri, Diretora de Marketing e Comunicação da Braskem, celebra o impacto e efetividade da ação: “Queremos que a sociedade entenda a importância da participação ativa de todos nós na reciclagem do plástico. Nosso lixo tem futuro, mas para isso ele precisa chegar ao destino correto. E isso depende da união de esforços da indústria, poder público e população. Nossa ação no LollaBR caminha nesse sentido, com o objetivo de engajar as pessoas em uma pauta tão importante”, diz.
A ação é mais uma iniciativa da Braskem dentro da plataforma Wemove, criada em 2022, que tem como um dos objetivos educar a população sobre reciclagem. “Marcar presença pelo segundo ano consecutivo no LollaBR consolida nossa atuação nos grandes festivais de música como uma empresa que está comprometida em conscientizar o público sobre a importância da sua participação na economia circular”, completa a executiva.
Dinâmica da Braskem LollaBR: Troca de plástico por brindes
A Braskem realizou a mesma ação no Lollapalooza 2022, este ano a marca terá 4 pontos de coleta de resíduos espalhados pelo autódromo, chamados de Rock and Recycle by Braskem, e mais um estande onde os participantes do festival poderão trocar seus pontos por brindes e realizar o descarte de seus itens de plástico.
A dinâmica funcionará em um sistema de incentivo, que gera pontos àqueles que levarem seus resíduos plásticos às estações de coleta. Os pontos acumulados poderão ser trocados por brindes exclusivos. A partir de 30 pontos, o participante poderá efetuar a troca, podendo receber: pochetes, brincos, sacolas de ráfia, capas de chuva, cangas, dispositivo de assistência virtual, entre outros.
Entre as novidades da ação em 2023, estão os 15 carrinhos de coleta que se movimentarão pelo festival para facilitar a troca de brindes, sendo que 2 deles estarão dentro do Lolla Lounge by Vivo. Além disso, no estande da empresa terá o “Túnel da Reciclagem”, onde os participantes podem acompanhar as três etapas do processo de reciclagem: moagem, lavagem e secagem, com experiências sensoriais.
Com o mote “No Lolla BR, seu lixo tem futuro”, a campanha, que foi desenvolvida pela Publicis, incentiva o público a promover o descarte correto dos itens recicláveis, conscientizando a população sobre a importância de colocar em prática a economia circular do plástico.
Dani Ribeiro, Diretora-Executiva de Criação da Publicis, fala sobre o conceito de comunicação da Braskem para 2023. A criativa explica que “Seu lixo tem futuro” é trabalhado desde a campanha de fim de ano e permeia toda a comunicação da marca para sociedade em 2023.
“Mais do que ações, a Braskem criou uma plataforma com presença e mensagens consistentes sobre o descarte de resíduos e reciclagem. O recado é que o lixo tem valor, ele volta a ser produto novamente se for descartado corretamente. O seu lixo tem futuro. Promover uma ação como essa em um dos maiores festivais musicais do planeta, é algo inovador e assertivo, pois gera uma conversa necessária com a sociedade, mas de um jeito único e muito bem contextualizado”, explica.
As peças foram desenvolvidas com ilustrações em 3D, deixando a comunicação visual ainda mais fluida e interessante. Para potencializar o alcance da campanha, o plano de mídia do projeto inclui TV, OOH, rádio, jornais e redes sociais.
Parceria para gerenciar o manejo de resíduos
A gestão de resíduos do LollaBR 2023 da Braskem será feita pela Casa Causa, uma consultoria de estratégia em sustentabilidade com foco no aterro zero. O gerenciamento contemplará, além da coleta, a capacitação de parceiros e prestadores de serviços, bem como a utilização de cooperativas de catadores , que atuarão na separação deste material.
Esse processo garantirá que a operação seja sustentável do início ao fim, uma vez que o resíduo reciclável coletado retornará à indústria de maneira responsável e consciente e, ainda, o lucro obtido alimentará diversas famílias, gerando empregos e incentivando as comunidades. A cooperativa escolhida para coletar e destinar corretamente o plástico durante o evento é a Coopercaps, situada em São Paulo e com 19 anos de existência.