A musa master dos vidrados em academia, saúde e bem-estar; Gabriela Pugliesi acaba de ser julgada pelo Conar por praticar publicidade velada em seu perfil no Instagram.
O conselho afirma que recebeu pelo menos 15 denúncias de consumidores e depois de abrir processo, concluiu que a influenciadora acabou praticando diversas irregularidades em uma postagem no Instagram realizada para o produto Skol Ultra, da Ambev.
De acordo com o Conar, o post realizado por Pugliesi infringe pelo menos três normas do Código de Autorregulamentação. O fato de ser possivelmente influente para um público menor de idade, associação de produto alcoólico a prática de exercícios físicos e o objeto da denúncia: prática de publicidade velada.
A Ambev informou que a blogueira recebeu os produtos para degustação e, por isso, vê a publicação como uma atitude espontânea, não uma promoção do produto. Justificativa que não convenceu o Conar.
Nos últimos tempos as marcas têm ido atrás de influenciadores digitais para aproximar seus produtos dos consumidores de uma maneira mais natural que as propagandas tradicionais.
Com esta tendência, tem sido cada vez mais comum as marcas pedirem aos influencers que deixem o mais sutil possível que se trata de uma intervenção publicitária. O que acaba, infelizmente, fazendo com que a grande maioria desrespeitem algumas regras básicas do Conar.
Esta não é a primeira vez que o Conar julga se a Gabriela Pugliesi fez publicidade velada. Em 2014, o conselho abriu processo para avaliar a divulgação de produtos no blog Tips4Life.
Com informações de: O Globo. Imagem de destaque: Reprodução – Instagram.