Com compromisso firmado por Doritos em estender o apoio à comunidade LGBTI+ para além do Mês do Orgulho, a marca apresenta a primeira ação do ano, inspirada pelo movimento-manifesto lançado em 2022: #RespeitaMinhaIdentidade. A partir do Dia Nacional da Visibilidade Trans, celebrado em 29 de janeiro, a marca em parceria com a ANTRA (Associação Nacional de Travestis e Transexuais) e a TODXS, realizará e financiar um projeto ao longo do ano visando a retificação do nome e/ou gênero de cerca de 700 pessoas trans e travestis ao redor do país.
Para possibilitar todo o processo, em 2022 a marca doou para as instituições parceiras R$ 1 milhão. Voltado principalmente para pessoas trans e travestis de baixa renda ou em vulnerabilidade social, com olhar atento às questões de gênero e raça, priorizando pessoas trans negras, a ação será realizada com o suporte de mais 15 organizações espalhadas pelo país.
Com inscrições descentralizadas em 15 estados, cada instituição terá acesso aos dados das pessoas interessadas e poderá aplicar recortes no critério de seleção de acordo com o nível de vulnerabilidade que o público que acolhem se encontra. As inscrições serão abertas em breve, e para se inscrever, basta acompanhar as redes sociais da Doritos, ANTRA, TODXS e demais parceiros.
Para chamar a atenção dos brasileiros e brasileiras para o tema e colocar luz ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, Doritos realizará neste domingo (29) uma ação popular com foco em conquistar mais aliados para a causa. Por meio de um mutirão em dois pontos da cidade de São Paulo, promotores vão convidar o público para assinar a petição por uma diagramação mais inclusiva no novo RG, assim como amplificar a informação sobre o projeto de retificação de nomes em parceria com a ANTRA e TODXS. O mutirão será realizado na Av. Paulista e no Elevado Costa e Silva (Minhocão), das 11 horas às 17 horas.
Com um pacote de conteúdos educativos e engajadores sobre o tema, a marca conta com um time de influenciadores e criadores de conteúdo trans, como Beta Boechat, Gabi Loran, Jupi77er e Gab Van. Eles vão divulgar as ações e iniciativas apoiadas pela Doritos ao redor do país, assim como convocar seus seguidores e suas seguidoras a continuarem apoiando a causa por um RG e políticas públicas que incluam pessoas trans como indivíduos da sociedade, assim como a da retificação dos nomes.
Novo RG
Em março de 2022 foi aprovada a criação da nova carteira nacional de identidade que, apesar de incluir o campo para o nome social, obrigatoriamente apresentará campos como “sexo” e “nome de registro”. Segundo a ANTRA, a mudança é excludente para pessoas trans e travestis, principalmente aquelas que ainda não tiveram condições ou que enfrentam dificuldades no processo de retificação de nome no país. Além de aumentar o risco de serem vítimas de violência ao apresentar um documento com esses marcadores, que muitas das vezes não as representa.
No final de 2022, o Ministério Público Federal requereu a suspensão do novo RG, que está em análise do Governo Federal, entretanto para a marca e para a ANTRA, é necessário prosseguir com iniciativas que visam dar espaço, voz e estrutura para que pessoas trans tenham seus direitos garantidos no Brasil, uma vez que o tema segue em análise. Até o momento, mais de 17 mil pessoas aderiram à causa e manifestaram apoio ao movimento encabeçado pela instituição com o apoio de Doritos. Para fazer parte, basta acessar o site.