O uso de tecnologias envolvendo Inteligência Artificial ganha cada vez mais espaço nas pautas do cotidiano, já falamos aqui no GKPB sobre o uso de AI e no geral as ferramentas trabalham exclusivamente com geração de imagens, como foi o caso da ação “Sentindo o Natal” ou quando os irmãos Joe e Anthony Russo brincaram com diferentes versões dos heróis da Marvel e até mesmo quando o Lensa virou uma febre com os “avatares artificiais”. Entretanto, uma dessas novas ferramentas começou a fazer muito sucesso recentemente: o ChatGPT.
Com a promessa de ser “um novo Google“, muitos entusiastas apontam a ferramenta como uma revolução no mercado de maneira geral e, por esse motivo, trazemos aqui nessa publicação um texto para explicar o ChatGPT, mas utilizamos a própria ferramenta como base para gerar essa explicação. Confira abaixo:
Escreva um texto usando técnicas de SEO sobre o ChatGPT para publicação em um portal de notícias
ChatGPT é um modelo de linguagem de Inteligência Artificial que foi desenvolvido pela OpenAI, onde seu principal objetivo é o de gerar textos de forma automatizada. De acordo com a plataforma, o modelo foi treinado com milhões de exemplos de texto e consegue gerar respostas coerentes e naturalistas para perguntas e comandos.
Além de responder perguntas, o ChatGPT também pode ser utilizado para tarefas como tradução automática, geração de textos criativos, criação de tabelas e até mesmo para a criação de diálogos com chatbots. Ao que tudo indica, o modelo é versátil e tem potencial para ser utilizado em diversas áreas, como negócios, educação e até mesmo para entretenimento, como diversos influenciadores têm mostrado em suas redes sociais.
Aprender sobre inteligência artificial e sobre como funciona o ChatGPT pode ser importante para se manter atualizado sobre as últimas tendências e tecnologias. Além disso, entender como o modelo funciona pode ajudar a desenvolver estratégias para utilizá-lo de forma eficiente em projetos pessoais ou profissionais. Confira abaixo como o criador de conteúdo Igor Coutoia utilizou a ferramenta para fazer sua lista de compras:
Com quais plataformas o ChatGPT possui integração?
O ChatGPT possui integração com várias plataformas através de sua API (Application Programming Interface), incluindo até mesmo o Canva em sua lista de parceiros. Algumas das plataformas e ferramentas com as quais o ChatGPT pode ser integrado são:
- Aplicativos móveis: pode ser integrado a aplicativos móveis para automatizar tarefas e fornecer respostas automatizadas a perguntas dos usuários.
- Assistentes virtuais: pode ser usado para criar assistentes virtuais mais inteligentes e capazes de responder perguntas de forma mais natural e coerente.
- Chatbots: pode ser usado para criar chatbots mais avançados e capazes de gerar texto de forma automatizada.
- Ferramentas de geração de conteúdo: pode ser usado para criar conteúdo automatizado, como artigos de blog, descrições de produtos e outros tipos de texto.
- Integração com outras ferramentas de inteligência artificial: pode ser usado em conjunto com outras ferramentas de inteligência artificial, como reconhecimento de voz e processamento de linguagem natural, para criar soluções mais avançadas.
É importante lembrar que para utilizar o ChatGPT através de sua API é necessário ter uma conta na OpenAI e adquirir uma chave de acesso. Além disso, é importante ler e seguir as diretrizes de uso da OpenAI.
Tutorial de como utilizar o ChatGPT
Utilizar o ChatGPT é simples e pode ser feito de várias formas. Uma delas é através do site oficial da OpenAI, onde é possível acessar uma versão gratuita do modelo e experimentá-lo com diferentes comandos e perguntas.
Para utilizar o ChatGPT no site da OpenAI, basta seguir os seguintes passos:
- Acesse o site oficial da OpenAI
- Clique na opção “Experimente o GPT-3”
- Escreva uma pergunta ou comando na caixa de texto e clique em “Enviar”
- O ChatGPT irá gerar uma resposta coerente e naturalista para a sua pergunta ou comando
- Além do site da OpenAI, o ChatGPT também pode ser utilizado através de APIs (Application Programming Interface). Isso permite que desenvolvedores integrem o modelo em aplicativos e plataformas, permitindo a automação de tarefas e geração de texto de forma automatizada.
Para utilizar a API do ChatGPT é necessário criar uma conta na OpenAI e adquirir uma chave de acesso. Uma vez com a chave, é possível integrar o modelo em aplicativos e plataformas utilizando uma biblioteca de desenvolvimento de software (SDK) fornecida pela OpenAI.
Independentemente de como você escolher utilizar o ChatGPT, é importante lembrar que o modelo foi treinado com dados de texto disponíveis na internet, por isso pode haver imprecisões e possíveis erros.