Os cuidados íntimos ainda são um tabu no universo feminino, por isso em uma pesquisa realizada pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia sobre a saúde íntima de milhares de brasileiras foi apresentado fatos importantes: cerca de 11% das entrevistadas sentem vergonha de ir ao ginecologista, enquanto quatro milhões nunca procuraram o atendimento ginecológico. Essa parcela acende um alerta de que a saúde íntima, apesar de extremamente relevante, muitas vezes não é priorizada ou difundida.
Partindo desses dados e entendendo as necessidades que envolvem o universo do cuidado íntimo, o Boticário lança Cuide-se Bem Cereja Livre, nova linha de cuidados pessoais que traz produtos dedicados à região íntima. Além disso a marca incentiva não apenas o autocuidado da região, mas o debate acerca de todos os tabus envolvendo a vulva.
Para amplificar a conversa e trazer um olhar cuidadoso para o assunto, o Boticário apresenta a campanha “Para se cuidar, que tal se encarar?“, ressaltando as sutilezas do corpo e o olhar para o íntimo. Estrelando o filme de campanha a marca convidou Marília Gabriela, autoridade dentro do universo feminino e uma das maiores jornalistas e entrevistadoras brasileiras. Reconhecida por liderar entrevistas com intimidade, a comunicadora agora propõe que as mulheres conheçam suas próprias vulvas com a mesma intimidade.
A campanha firma a estreia da marca no segmento de cuidados íntimos não apenas atendendo a uma demanda do mercado, mas trazendo uma mensagem importante. Ela afirma ainda que o tema vai além do lançamento de um produto para uma nova região do corpo, mas traz uma questão de saúde e autoamor. Veja o filme:
Toda a campanha trabalha a ideia de liberdade e responsabilidade com a própria saúde íntima, abraçando a audiência que se identifica e busca esse cuidado especial com suas áreas mais particulares. No filme a ideia é convidar o público a se encarar e consequentemente se conhecer. Para o lançamento existe uma preocupação em destacar o cuidado íntimo como uma conversa necessária. E isso começa até mesmo usando o termo “vulva” na campanha, sem eufemismos.
“Quando a gente vai cuidar da boca, a gente olha para ela e sabe facilmente do que ela precisa. Ela está exposta. Já a vulva fica mais escondida. Por isso, sugerimos que a pessoa se conheça melhor para, então, se cuidar. Além de apresentar uma linha especial e completa, a campanha valoriza questões ligadas a autoestima e autoconhecimento. São pautas importantes que acabam implicando na saúde dos consumidores”, conclui Marcela De Masi, Diretora de Branding e Comunicação do Boticário.
Já Marília Gabriela aponta que participar da campanha foi natural, pois, além de ter uma relação duradoura com o Boticário, o assunto é pauta em sua vida desde que esteve à frente da extinta TV Mulher: “Acho interessante discutirmos o bem-estar das mulheres, principalmente no que diz respeito a tabus que, muitas vezes, afetam sua liberdade e sua autoestima. Precisamos incentivar que se olhem, se conheçam mais e se encarem sem medo e sem vergonha”.
Junto ao filme, o Boticário trará uma série de conteúdos e reviews de #CerejaLivre em todos os canais da marca, como blog, Instagram, TikTok e Twitter, sempre com uma abordagem convidativa, leve e sutil. A estratégia também vai contar com ensinamentos em parceria com a médica ginecologista, Larissa Cassiano, que vai tirar dúvidas sobre o cuidado íntimo enviadas por meio da hashtag da campanha.