A Uber anunciou nesta quarta-feira que os moradores de São Paulo e Rio de Janeiro poderão começar a solicitar viagens de Uber Moto pelo aplicativo. Originalmente, a opção foi lançado no país em novembro de 2020, em Aracaju-SE, e a partir de agora já é possível realizar viagens de moto nos novos locais com o preço ainda menor que a opção UberX.
Nesses últimos anos, a marca estudou o uso do produto entre os brasileiros para comprovar a utilidade da nova opção. Assim, eles perceberam que as viagens de moto são um complemento para as opções de transporte dos usuários, principalmente, daqueles que utilizam o transporte público.
Por mais que a notícia tenha sido interessante para os usuários, logo que a opção foi divulgada para o público paulistano, o prefeito de São Paulo Ricardo Nunes solicitou ao Comitê Municipal de Uso do Viário para pedir a suspensão imediata da atividade. De acordo com o prefeito, alega que o Uber Moto não é regulamentado e por isso não pode funcionar. Por outro lado, a empresa informa que o mototáxi é regulamentado por lei federal e está previsto na Política Nacional de Mobilidade Urbana.
A Uber ainda afirma que a nova modalidade de transporte seguirá as mesmas normas de segurança das demais e orienta que os usuários façam uso do próprio capacete para o transporte. Caso utilizem capacetes extras, oferecidos pelos motoristas, a orientação é de que as peças sejam higienizadas e utilizadas com toucas higiênicas.