Nos últimos dias circulou nas redes sociais o que deveria ser o novo logo e slogan do Governo Federal sob a gestão de Lula. A imagem foi bastante criticada em grupos de designers no Whatsapp, especialmente pela escolha da tonalidade de cores. Após o vazamento, muitas pessoas ficaram na expectativa se seria mesmo esta a identidade visual, e no último dia 1 de janeiro a figura foi confirmada.
O novo logo traz uma tipografia mais espessa, com ângulos retos e toda em caixa alta escrevendo “BRASIL” e formas nas cores verde, azul, amarelo, vermelho e preto. Logo no primeiro impacto já é possível ver que a letra “A” faz também referência ao losango e o círculo da bandeira brasileira. A tipografia é ainda dividida em diversos blocos, como blocos de montar; que fazem referência direta ao slogan selecionado: “União e Reconstrução”.
As cores misturam elementos da bandeira do Brasil, com o vermelho clássico do PT e o preto. Dá até para fazer uma alusão às diferenças raças e cores dos brasileiros. As tonalidade das cores escolhidas, inclusive, foi o ponto que chamou a atenção. A imagem traz verde e amarelo muito vivos. Algo que trouxe um aspecto mais infantil e até amador para a composição.
O novo logo do Governo Federal decepciona, justamente, por conta da excelente identidade visual utilizado em outros materiais da equipe de Lula, tanto para a campanha eleitoral, quanto para os eventos de posse.
Nos primeiros dois mandatos do Governo Lula (2003 – 2010), o slogan foi “Brasil, um país de todos”. Com tipografia e cores que se assemelham muito à forma adotada neste ano.
Já Dilma Rousseff (2011 – 2016) utilizou dois slogan: O primeiro foi “País rico é país sem pobreza” e o segundo “Pátria educadora”. A tipografia da marca utilizou bastante do verde e amarelo do Brasil.
O Governo Temer (2016 – 2018) não apresentou um slogan oficial. Enquanto o de Jair Bolsonaro (2019 – 2022) utilizou o temo “Pátria Amada Brasil”. A figura escolhida pela gestão Bolsonaro utilizou uma bandeira do Brasil como suporte de uma paisagem de sol nascente. Buscando representar uma nova oportunidade ao país.
A campanha do Presidente Lula para o Palácio do Planalto em 2023 conta com o trabalho do publicitário Sidônio Palmeira.
Atualizado em 13/01/2023 – 14h48: O Governo Federal finalmente divulgou o seu manual de marca. Nele é possível ver algumas versões diferentes da nova marca e regras de utilização. Confira algumas imagens abaixo.
Caso deseje, o manual de marca pode ser baixado neste link.
Confira nosso post no Instagram explicando essa mudança de logo e slogan do Governo Federal para 2023: