Enquanto a Meta enfrenta o processo sobre a aquisição dos desenvolvedores de fitness VR Within, a gigante da tecnologia está fazendo outra aquisição. A Meta confirmou ao site de notícias TechCrunch que está comprando a Luxexcel, uma empresa de óculos inteligentes com sede na Holanda. Os termos do acordo ainda não foram divulgados.
Fundada em 2009, a Luxexcel usa impressão 3D para fazer lentes de prescrição para óculos. Mais recentemente, a empresa concentrou seus esforços em lentes inteligentes, que podem ser impressas com tecnologia integrada, como telas LCD e filme holográfico.
“Estamos entusiasmados com o fato de a equipe Luxexcel ter se juntado à Meta, aprofundando a parceria existente entre as duas empresas”, disse um porta-voz da Meta ao TechCrunch. Há rumores de que a Meta e a Luxexcel já haviam trabalhado juntas no Projeto Aria, a iniciativa de pesquisa de realidade aumentada (AR) da empresa.
Em setembro de 2021, a Meta lançou o Ray-Ban Stories, um par de óculos inteligentes que pode tirar fotos e gravar vídeos ou fazer chamadas controladas por voz com viva-voz usando plataformas Meta como WhatsApp e Facebook. Ao absorver a Luxexcel, a Meta provavelmente alavancará a tecnologia da empresa para produzir óculos AR de prescrição, um produto que há muito se espera sair dos bilhões de dólares de investimento da Meta em seus Reality Labs. No entanto, um relatório neste verão afirmou que a Meta estava reduzindo seus planos para óculos RA de nível de consumidor, inicialmente previstos para 2024. A Meta não comentou esses rumores na época.
Ao construir seus produtos AR e VR, a estratégia corporativa da Meta tem sido adquirir empresas menores que estão construindo tecnologia de ponta no campo. Até o fone de ouvido principal da Meta, o Quest, vem da aquisição da Oculus em 2014. Dadas as tentativas da FTC de bloquear a compra da Within pela Meta, é possível que a compra da Luxexcel possa desencadear o mesmo escrutínio.