Neste mês de novembro o Parque Ibirapuera, em São Paulo, recebeu uma escultura que promete absorver a poluição do ar. A grande obra de oito metros de dimensão frontal, passará três meses em frente ao parque. A escultura é assinada pela artista Agatha de Favere, e faz parte de uma ação da Chilli Beans.
A escultura da Chilli Beans, está localizada na Praça Escoteiro Aldo Chioratto, na Vila Mariana, e foi pintada com uma tinta exclusiva produzida na Europa, ela promete absorver até 50% da poluição do ar. O Local foi escolhido por ser uma área de alta movimentação, tanto de pedestres quanto de veículos, podendo assim promover o consumo sustentável.
A pintura feita na escultura da Chilli Beans possui um princípio ativo fotocatalítico no material utilizado, ele é capaz de eliminar 99,9% das bactérias da superfície, ajudando a diminuir a poluição do local em que foi aplicado. Os cientistas da universidade italiana La Sapienza desenvolveram uma tecnologia, que ao serem testadas em cidades da Europa, demonstrou um bom desempenho. Uma área de 100 metros quadrados com a tinta chega a absorver os gases poluentes produzidos ao equivalente de 12 automóveis.
Para aos interessados em tornar seus ambientes mais sustentáveis, a tinta passará a ser comercializada no decorrer dos próximos meses.