Início Geek Cinema Adão Negro e Pantera Negra podem ser banidos na China

Adão Negro e Pantera Negra podem ser banidos na China

Batman foi o único filme de super-heróis lançado no país em três anos

Dois dos maiores e mais aguardados filmes do ano podem acabar sendo banidos da China e de maneira definitiva. Segundo o The Hollywood Reporter, Adão Negro e Pantera Negra: Wakanda Para Sempre não tiveram seus lançamentos autorizados no país pelas autoridades locais. Os filmes foram barrados pelos reguladores de mídia de Pequim.

Quando qualquer filme estrangeiro tem seu lançamento banido na China, os órgãos reguladores não têm a obrigação de informar o motivo pelo qual ocorreu o banimento. Porém fontes ouvidas pela publicação acreditam que a censura se deu por motivos diferentes que “atentariam contra a cultura chinesa.”

Continua depois do anúncio
Imagem: Divulgação.

Nenhum dos filmes lançados pela Marvel em sua Fase 4 chegou aos cinemas chineses, o que inclui Viúva Negra, Eternos, Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, Thor: Amor e Trovão e até mesmo o fenômeno Homem-Aranha Sem Volta Para Casa. Os motivos são diversos, vão desde a presença de personagens abertamente gays, até uma suposta “exaltação dos costumes e valores norte-americanos”. Ainda não é possível afirmar por qual motivo em específico Wakanda Para Sempre não garantiu seu lançamento.

Já o motivo para o banimento de Adão Negro no mercado chinês, teria sido uma foto na qual o ator Pierce Brosnan, que interpreta o Senhor Destino, aparece ao lado de Dalai Lama, que é visto em Pequim como um separatista.

Continua depois do anúncio
Imagem: Divulgação.

O longa Batman (HBO Max), protagonizado por Robert Pattinson, foi o único filme de super-heróis lançado na China nos últimos três anos, onde arrecadou apenas $25,3 milhões de dólares, valor considerado baixo dada a relevância do personagem e o tamanho do mercado chinês.

Atualmente Adão Negro e Pantera Negra: Wakanda Para Sempre estão sendo exibidos nos cinemas brasileiros.

Conheça nosso podcast

FOOTER AMP
Sair da versão mobile