Em um movimento que pegou todo mundo de surpresa, a HBO cancelou a série Westworld após quatro temporadas. O cancelamento acontece menos de três meses após a exibição do último episódio da mais recente temporada. Jonathan Nolan e Lisa Joy, criadores de Westworld, ainda tinham esperanças de que a produção fosse renovada para sua quinta e última temporada.
Em um comunicado divulgado para a imprensa, a HBO falou sobre o cancelamento de Westworld: “Nas últimas quatro temporadas, Lisa e Jonathan levaram os espectadores a uma odisseia alucinante, elevando o nível a cada passo. Somos tremendamente gratos a eles, juntamente com seu elenco, produtores e equipe imensamente talentosos, e todos os nossos parceiros da Kilter Films, Bad Robot e Warner Bros. Television. Foi uma emoção me juntar a eles nesta jornada.”
Jonathan e Lisa também expressaram seus sentimentos em relação ao encerramento da série: “Fazer ‘Westworld’ foi um dos destaques de nossas carreiras. Somos profundamente gratos ao nosso extraordinário elenco e equipe por criar esses personagens indeléveis e mundos brilhantes. Tivemos o privilégio de contar essas histórias sobre o futuro da consciência – tanto humana quanto além – na breve janela de tempo antes que nossos senhores da IA nos proibissem de fazê-lo.”
Durante a reunião para acionistas realizada ontem (03), David Zaslav, CEO da Warner Bros. Discovery, afirmou que “o grande experimento de criar algo a qualquer custo acabou.” E segundo fontes ouvidas pela Variety foi justamente a relação entre o alto custo de produção e os números de visualizações que pesaram a favor do cancelamento de Westworld.
Westworld é baseada no filme homônimo de 1973 escrito por Michael Crichton. Desde o seu lançamento em 2016, a série recebeu 54 indicações ao prêmio Emmy e venceu nove vezes. Todas as quatro temporadas estão disponíveis na HBO Max.