Uma pesquisa encomendada pelo Google e Meio & Mensagem elencou as personalidades de cinema, vídeo online e televisão mais admiradas pelos jovens brasileiros. O resultado consolida uma crescente realidade: os Youtubers vieram pra ficar.
Dentre os 20 candidatos mais votados pelo público 10 são produtores de conteúdo com canal no site de compartilhamento de vídeos mais famoso do mundo, o YouTube.
Bruna Marquezine, Juliana Paes, Rodrigo Lombardi, Grazi Massafera, Cauã Reymond e Camila Pitanga são nomes mais familiares, certo? Mas para os jovens de 14 a 17 anos entrevistados, eles são menos influentes que pelo menos um Youtuber independente.
Leon e Nilce, Kéfera Buchmann, Iberê Thenório, Felipe Castanhari, Felipe Neto, Christian Figueiredo, Gustavo Stockler, Taciele Alcolea, Edu Benvenuti e Camila Coelho. Se alguns destes nomes se parece estranho pra você é sinal de que sua época já passou, meu caro.
Estes Youtubers estão fazendo a cabeça da garotada e se tornando influenciadores de uma grande massa de adolescentes na internet, o que os faz aparecer na frente até mesmo de celebridades que estão há anos batalhando por seu espaço na TV.
As 20 personalidades mais influentes do cinema, vídeo online e televisão:
- Tatá Werneck
- Danilo Gentilli
- Paulo Gustavo
- Caio Castro
- Leon e Nilce
- Kéfera Buchmann
- Iberê Thenório
- Bruna Marquezine
- Felipe Castanhari
- Felipe Neto
- Christian Figueiredo
- Juliana Paes
- Rodrigo Lombardi
- Grazi Massafera
- Cauã Reymond
- Gustavo Stockler
- Camila Pitanga
- Taciele Alcotea
- Edu Benvenuti
- Camila Coelho
O resultado da pesquisa deixa claro dois grandes movimentos que temos notado nos últimos tempos. Uma grande parcela do público que assistia a TV aberta está migrando para opções de entretenimento online. O que deixa claro entender outro fenômeno recente: a recusa dos produtores de conteúdo de irem pra TV, para continuar com seu público fiel da internet.
É motivo para desespero? Não. Felizmente emissoras mais atentas, como a Globo, já perceberam que lutar contra a web é piorar ainda mais a relação da emissora cinquentona com seu público.
Por este motivo, no ano passado o app Globo Play foi lançado, com o intuito de permitir o acesso do seu acervo em vídeos on demand e acessíveis por plataformas como smartphones e tablets. Algo completamente impensável há alguns anos.
Quem vai vencer a disputa? É difícil até mesmo prever se haverá um vencedor. Eu prefiro apostar numa coexistência extremamente benéfica para o lado principal: o telespectador.
Com informações de: Meio & Mensagem. Pesquisa realizada por Provokers.