No CES 2022, a Samsung anunciou que está realizando pesquisas para trazer NFTs para suas TVs, e agora a LG está fazendo o mesmo. O novo aplicativo da empresa, chamado LG Art Lab, irá permitir a compra, venda e exibição de NFTs de alta qualidade nas TVs LG.
Por enquanto, apenas usuários nos EUA com uma TV LG que execute o webOS 5.0 ou posterior podem acessar o novo aplicativo, que está disponível para download na tela inicial da TV. Por meio do mesmo, o usuário poderá comprar e vender obras digitais disponibilizadas por meio de coleções de NFT da LG. O primeiro desses lançamentos está programado para ocorrer em 22 de setembro e apresenta um conjunto de NFTs de aparência metálica do escultor Barry X Ball.
Caso haja uma NFT que o consumidor tenha interesse em comprar na plataforma, a LG diz que será só escanear o código QR que aparece na tela e abrir o aplicativo Wallypto no telefone para concluir a transação. Antes de fazer isso, o usuário precisará comprar USD Coin (USDC), uma stablecoin que deveria estar atrelada ao dólar americano.
A plataforma NFT da LG é construída no Hedera, que se descreve como o “livro público empresarial mais usado e sustentável para a economia descentralizada”. Ao contrário das redes Ethereum ou Solana que muitos mercados NFT populares suportam, a rede Hedera não opera na blockchain – ela usa uma alternativa de blockchain, chamada hashgraph. A LG é apenas uma das várias corporações que atuam como membro governante da rede Hedera, com os defensores do sistema alegando que é mais rápido e eficiente do que fazer transações no blockchain.
A LG diz que continuará adicionando NFTs de artistas “mensalmente” e que o público poderá visualizar qualquer NFT que comprar no aplicativo LG Art Lab. Assim como a Samsung está fazendo com os NFTs em suas TVs, parece que a LG espera que os usuários exibam os NFTs em TVs quando não estiverem em uso.