Início Publicidade Rock in Rio 2022: Heineken apresenta o espaço Biosfera

Rock in Rio 2022: Heineken apresenta o espaço Biosfera

Heineken apresenta experiência sonora localizada ao lado do espaço Favela

Como patrocinadora oficial do Rock in Rio Brasil 2022, a Heineken apresenta o espaço Biosfera no Rock District: uma experiência única de imersão com a natureza dentro da Cidade do Rock, unindo música e sustentabilidade nesta edição do festival. Algumas pessoas já tiveram a oportunidade de compor músicas a partir da interação com diversas espécies de plantas da Mata Atlântica dentro de um domo localizado ao lado do Espaço Favela.

A experiência foi desenvolvida em colaboração com a rapper indígena Brisa Flow e seu squad composto pelo grupo de rap Brô Mc’s, a cantora Djuena Tikuna, o DJ Eric Terena e o beatmaker Ian Wapichana, que criaram uma música exclusiva, produzida com base nas vibrações das plantas.

“Eu acredito e defendo na minha pesquisa que o canto não é algo somente humano, o canto está presente na floresta e em todos os seres: na fauna e na flora dos biomas. Acredito que os seres na floresta se relacionam e que seus sons também são processos interativos. Todo esse conjunto influencia na forma como esses seres cantam. Ser convidada para fazer uma instalação com o som das plantas foi algo incrível pois além de aprender mais sobre o processo de captação, também aprendi a escutar o que o meu ouvido humano não era capaz de ouvir. Uma das experiências mais incríveis foi estar no bioma da Mata Atlântica, na beira do mar e ouvir o som das plantas ali. Foram dias de experiência e de escuta para sentir como encaixar cada som na composição. Acredito que essa música transmite a experiência da transculturalidade presente em todo o projeto. Fiquei muito feliz de conseguir juntar os parentes e com certeza aprendi muito”, conta Brisa Flow.

Continua depois do anúncio

O espaço da Heineken Biosfera tem seu interior totalmente ocupado por plantas, fazendo um convite para um futuro mais verde onde os visitantes podem interagir e idealizar uma música original, formada pelos sons das plantas. O ambiente conta também com uma grande experiência sensorial e interativa, com intuito dos visitantes repensarem sua relação com meio ambiente.

Continua depois do anúncio

Ao entrar na experiência, logo de cara o visitante é convidado para interagir com as plantas e descobrir com quais sons da natureza a conexão vai acontecer. Ao ser tocada, a planta libera um som, que ecoa no espaço através de amplificadores.

O espaço funciona a partir de cada batida sonora singular e variando de acordo com a espécie de planta, já que está relacionada com aspectos fisiológicos como quantidade de água, ar e vibração. As batidas se complementam formando uma única composição dominando o ambiente, e durante cerca de seis minutos, cada grupo de visitantes podem vivenciar a floresta de maneira singular e especial.

Continua depois do anúncio

A ativação Biosfera da Heineken acontece durante os 7 dias do Rock in Rio 2022 e se você der uma passadinha por lá, conta para a gente o que achou em nossas redes do GKPB.

Conheça nosso podcast

FOOTER AMP
Sair da versão mobile