Carros
“Sem medo. Exuberante. Atraente”. É assim que a marca Jaguar define seu rebranding no material em que comunica um novo logo acompanhado de uma nova identidade visual totalmente reformulada.
No dia 18 de novembro de 2024, a companhia revelou a mudança em comunicado à imprensa onde não poupou adjetivos para anunciar uma época de mudanças.
Entre os pontos principais estão a revelação de um novo logo ‘completamente reinventado’ e a retomada do espírito do fundador Sir William Lyons, que tinha com o lema o conceito “Copy Nothing”, ou seja, buscava a originalidade.
Apesar de buscar a originalidade, o resultado final lembra mais uma marca roupas e acessórios de moda qualquer feita para o público Gen Z, do que uma marca de automóveis.
O novo logo até parece tentar trazer mais complexidade com uma letra G em caixa alta no meio de uma tipografia em caixa baixa, mas não consegue sair de uma ideia que parece mais um ensaio do movimento Bauhaus.
O resultado, no entanto, são formas básicas demais e totalmente sem personalidade. Um drama comum de muitos rebrandings do segmento, como o da GM e o da BMW.