Carros

Jaguar apresenta novo logo e nova identidade visual colorida

“Sem medo. Exuberante. Atraente”. É assim que a marca Jaguar define seu rebranding no material em que comunica um novo logo acompanhado de uma nova identidade visual totalmente reformulada.

No dia 18 de novembro de 2024, a companhia revelou a mudança em comunicado à imprensa onde não poupou adjetivos para anunciar uma época de mudanças.

Entre os pontos principais estão a revelação de um novo logo ‘completamente reinventado’ e a retomada do espírito do fundador Sir William Lyons, que tinha com o lema o conceito “Copy Nothing”, ou seja, buscava a originalidade.

O novo logo da Jaguar deixa de lado as letras em caixa alta, o visual mais agressivo e a onça-pintada ou melhor, o “jaguar” como símbolo de força velocidade e elegância, para assumir uma marca mais sóbria, que aposta forte no trabalho tipográfico com letras arredondadas e sem serifas e traz muitas cores em sua paleta.

Apesar de buscar a originalidade, o resultado final lembra mais uma marca roupas e acessórios de moda qualquer feita para o público Gen Z, do que uma marca de automóveis.

O novo logo até parece tentar trazer mais complexidade com uma letra G em caixa alta no meio de uma tipografia em caixa baixa, mas não consegue sair de uma ideia que parece mais um ensaio do movimento Bauhaus.

O resultado, no entanto, são formas básicas demais e totalmente sem personalidade. Um drama comum de muitos rebrandings do segmento, como o da GM e o da BMW.

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