A LG รฉ uma marca consistente em vรกrias รกreas da indรบstria, como TVs, DVDs, Eletrodomรฉsticos, Ares Condicionados e jรก foi muito mais relevante na รกrea de celulares. Mas de uns tempos pra cรก tem ficado difรญcil pra empresa penetrar com forรงa no mercado de Smartphones. A empresa tem รณtimos aparelhos, mas embora sรณ a Samsung realmente esteja conseguindo consolidar sua marca como fabricante com o Android, outros concorrentes estรฃo conseguindo se posicionar no mercado do robozinho verde, enquanto a LG nรฃo tem nenhum telefone “objeto de desejo” do pรบblico comum. O que estaria de errado com a empresa sul-coreana?
O mais difรญcil jรก tรก feito
O mais novo investimento da marca no Brasil รฉ o Optimus G. Que รฉ bonito, tem um excelente hardware, um preรงo atรฉ um pouco abaixo da mรฉdia dos concorrentes e um investimento pesado em propaganda, mas atรฉ agora eu nรฃo vi um reflexo disso nos blogs de tecnologia, nos comentรกrios das redes sociais, no metrรด, na faculdade ou em nenhum lugar. O fato รฉ que mesmo nรฃo vendo o relatรณrio de vendas da LG dรก pra saber que estรก difรญcil emplacar um high-end atรฉ pra quem se importa com forรงa bruta, como nรณs, os Geeks. Ao mesmo tempo, o Nexus 4 foi um grande sucesso de vendas no mundo e por aqui tambรฉm. ย A ponto de deixar muitos revendedores sem nenhuma unidade do aparelho. Tudo isso com muito menos investimento em mรญdia.
A linha L da LG pode ser considerada de sucesso no mundo do Android aqui no Brasil. Os smartphones foram muito bem aceitos pela populaรงรฃo de baixa renda ou simplesmente aqueles que nรฃo estรฃo dispostos a abrir o bolso para comprar um dispositivo mรณvel top de linha. Os aparelhos L3, L5 e L7 infestaram todos os lugares como praga e levaram o acesso ร internet e a todo o mundo lรบdico dos smartphones a milhares de pessoas, mas aรญ vocรช conversa com um dono de um Smartphone da linha L e ouve: Eu queria mesmo era um Galaxy S… ou um iPhone 5… Ou atรฉ mesmo um Xperia. Nunca ouvi alguรฉm dizer: Quero um Optimus.
A marca Optimus jรก estรก um pouco gasta pelo desempenho ruim de aparelhos low end ou atรฉ mesmo por aparelhos do passado que nรฃo cumpriram o que prometeram com qualidade e eficiรชncia, como por exemplo o Optimus 2x, que quando lanรงado era um dos poucos smartphones com dois processadores e, ร s vezes, apresentava mais lentidรตes do que aparelhos single core. Mas esse problema talvez nem seja do hardware, mas sim do item a seguir.
Skins de fabricante
Parem, parem, param paaaaaaaaaaaarem de destruir o Android. Eu entendo o fato de que os fabricantes precisam se diferenciar uns dos outros, mas existem mil maneiras de fazer isso sem tentar reconstruir a roda. O design do Android a partir da versรฃo 4.0 รฉ impecรกvel. Se for mexer nisso, faรงa algo decente e nรฃo porcarias sรณ para dizer que sรฃo diferentes.
A LG tem a pior skin que eu jรก vi em todos os Smartphones android que jรก mexi. Ela pode atรฉ ser รบtil em alguns (poucos) pontos, mas algumas coisas sรฃo exageradas demais, como por exemplo aquela bolha que se forma na tela para desbloquear. Nรฃo consigo me imaginar usando isso todos os dias.
Tรก , e como vamos nos diferenciar sem mexer no design do sistema? Simples. Invistam mais em design de produto e inovaรงรตes em software, nรฃo em Design de software. Isso o Google jรก faz muito bem. Nunca vi alguรฉm querer comprar um celular com TouchWiz, mas sim com os recursos que a samsung oferece em sua ROM oficial que a faz ser diferente das demais. A LG apresenta uma mudanรงa de layout grotesca para as mesmas funcionalidades. E quando adiciona recursos novos, na maioria das vezes sรฃo completamente dispensรกveis.
A prรณpria Motorola provou pra todo mundo que encher o celular de porcarias inรบteis poderia ser tรฃo ruim, mas tรฃo ruim a ponto de acabar com a marca Motoblur que a empresa jรก usava hรก alguns anos. Depois da compra pelo Google, de enxugar a linha de dispositivos e da adoรงรฃo de um sistema mais semelhante ao Android puro, a empresa se reergueu das cinzas e estรก ganhando um mercado absurdo por aqui com a linha Razr.
Foi isso que fez o Nexus 4 vender que nem รกgua e fazer com que os consumidores voltassem a dar atenรงรฃo ร empresa.
Vendam celulares, nรฃo sistemas.
Depois de todo o meu desejo ressaltado acima de que a empresa venha a customizar menos o software para fazer coisas fantรกsticas como o Nexus 4, รฉ hora de cair na real e ver que o problema รฉ a visรฃo de mercado da LG. O (ingrato) vice-presidente da empresa jรก declarou que nรฃo farรฃo algo semelhante ao Nexus 4 novamente, pois embora o aparelho tenha contribuido com marketing positivo, ele nรฃo tinha nenhum valor agregado ร empresa.
NENHUM VALOR AGREGADO?
Achei que a empresa fosse uma fabricante de hardware, nรฃo de software (feio). E aqui nรฃo estamos falando de valores dos subsรญdios nรฃo, atรฉ mesmo porque a maior fica por conta do Google. A empresa incrivelmente estรก acreditando que o trabalho que vem fazendo com skins personalizadas estรก sendo bem feito.
Conclusรฃo
A LG tem nome, tem respeito e qualidade suficiente para ser uma das maiores vendedoras de telefones mรณveis high-end do Brasil e do mundo. Inclusive se contarmos que (pelo menos no Brasil) o pรณs-venda da empresa dรก uma surra na sua conterrรขnea Samsung, mas se a empresa continuar insistindo no erro e ignorar os fatos, logo logo teremos uma nova HTC, que saiu do mercado brasileiro de Smartphones depois de gastar muita grana com aparelhos errados na hora errada.