Mais
    InícioPublicidadeTVJornal Nacional confirma novo cenário, novo logo e se reformula por completo

    Jornal Nacional confirma novo cenário, novo logo e se reformula por completo

    EM GKPB.COM .BR

    Publicidade

    ✨ O que você precisa saber:

    • Jornal Nacional passou por uma reformulação completa, incluindo novo cenário, logo e posicionamento, buscando se tornar mais dinâmico e próximo do público.
    • No novo cenário, os jornalistas se levantam e andam pelo estúdio, aumentando o ritmo do noticiário e utilizando mais Steadycam.
    • A identidade visual do Jornal Nacional ficou mais séria, com um logo mais simples e discreto, e uma vinheta mais escura com referências ao globo utilizado anteriormente.

    No ar há 46 anos e sabe lá Deus quantos com a mesma cara, o Jornal Nacional revelou hoje uma reformulação completa. O cenário e o novo logo, que já tinham vazado antes finalmente deram as caras, mas a surpresa mesmo ficou por conta do novo posicionamento do programa.

    No ano em que a TV Globo comemora seus 50 anos, o novo Jornal Nacional quer deixar de lado aquela aparência engomadinha e sisuda que tanto lhe caracterizou para falar de uma maneira mais dinâmica e próxima de seu público.

    novo-jornal-nacional-2015-apresentadores-blog-geek-publicitario

    No novo cenário há muito mais espaço. Os jornalistas agora se levantam e andam pra lá e pra cá. O que deu uma levantada no ritmo do noticiário e o deixou mais próximo do que já acontece hoje no Jornal Hoje e Jornal da Globo.

    Outra marca deste novo JN foi o uso intenso de Steadycam, como são conhecidas aquelas câmeras que ficam presas ao corpo do cinegrafista e permitem maior movimentação pelo cenário. Aparentemente uma forte herança da direção de arte do Entretenimento.

    steadycam-jornal-nacional-blog-geek-publicitario
    Equipamento onde o cinegrafista acopla a câmera no próprio corpo para ter mais mobilidade no estúdio é conhecido como Steadycam.

    Algumas coisas, no entanto, causaram estranheza. Como a segunda câmera que filma o correspondente de lado, pra gerar uma imagem de como se ele estivesse efetivamente ao lado do jornalista que está no estúdio. E o fato dos jornalistas levantarem da bancada e saírem do estúdio enquanto o programa se encerra.

    Não, eles não estavam no mesmo estúdio.
    Não, eles não estavam no mesmo estúdio.

    Logo e vinheta

    Se por um lado o noticiário ficou mais descontraído, a identidade visual ficou mais séria. O logo deixou de lado aquele espelhado que vinha ganhando força desde os anos 2000 e deu lugar a uma marca mais simples e discreta.

    evolucao-logo-jornal-nacional-1969-2015-blog-geek-publicitario
    Evolução dos logos do Jornal Nacional ao passar dos anos.

    Com a vinheta não foi diferente. A composição ficou mais escura e o plano de fundo por trás do “JN” ganhou uma espécie de mapa-mundi, que faz referência ao globo utilizado por muitos anos tanto no estúdio, quanto na própria abertura.

    novo-logo-jornal-nacional-2015-blog-geek-publicitario

    A Globo, apesar de remar sozinha na liderança da TV aberta no Brasil, tem se esforçado muito para não ficar pra trás. E em uma época onde os jovens assistem cada vez menos TV e ficam cada vez mais diante de tablets e smartphones tem sido um desafio enorme conseguir ao menos manter a audiência.

    De fato o William Bonner e todo o pessoal do jornalismo deve acreditar bastante no trabalho que fizeram, afinal ele se despediu dizendo que era o primeiro programa dos próximos 50 anos. Se este é o modelo certo? Ainda é muito cedo pra definir. Mas eu posso dizer que gostei bastante do que vi.

    jornal-nacional-saída-bancada-fim-blog-geek-publicitario
    VLW FLWS!

    Veja este e outros destaques em nosso canal no Youtube

    - Publicidade -

    Últimos stories

    Rebranding não agradou ao público que acompanha a marca nas redes sociais

    Nova versão do famoso Goiabinha já pode ser encontrada em diversos pontos de venda espalhados pelo Brasil

    Coleção chega nesta quinta-feira, 21, ao site oficial da marca

    A marca traz personagens do anime — Luffy, Zoro, Sanji, Chopper, Nami e Usopp — em embalagens colecionáveis.

    🔥 Em alta agora:

    A Black Friday ainda vale a pena? | GKPBcast #85

    Com a popularização do evento da Black Friday no Brasil há alguns anos, muitos comerciantes decidiram maquiar os preços para fingirem oferecer grandes descontos....

    🔥 Em alta agora:

    A Black Friday ainda vale a pena? | GKPBcast #85

    Com a popularização do evento da Black Friday no Brasil há alguns anos, muitos comerciantes decidiram maquiar os preços para fingirem oferecer grandes descontos....
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Conecte-se

    62,439FãsCurtir
    165,000SeguidoresSeguir
    7,200SeguidoresSeguir
    50,700SeguidoresSeguir
    5,400SeguidoresSeguir
    18,000InscritosInscrever
    Publicidade