Essa foi a primeira eleição de uma internet realmente engajada e polarizada. Por conta disso eu nunca deixei de assinar as publicações de tantos amigos em tão pouco tempo como nesses últimos dois meses de período eleitoral. Foram 33 amigos desde o início de setembro.
Aparentemente o ocorrido não foi só comigo. Já perdi as contas de quantos amigos já me disseram ter deixado de seguir “umas 20 ou 30 pessoas chatas pra ¨%#@!”. O episódio rendeu tanto, que virou tema de memes e até de uma famigerada matéria do G1.
Mas o fato é que, mesmo que algumas pessoas tivessem um posicionamento político diferente do meu, isso nunca foi problema até as eleições. E isso indica que você deveria dar uma nova chance a eles, pelo bem das suas amizades.
Tudo bem, nessa semana talvez não seja a melhor hora, porque vocês ainda podem brigar, mas se você está lendo este post em um saudoso período de paz na internet, eu recomendo que você dedique um tempo a rever seus amigos mudos por você em seu Feed de Notícias.
Como voltar a receber os posts de quem você deixou de seguir por conta das eleições
Óbvio que não há uma ferramenta que automatize este processo, até mesmo porque tem gente que é chata mesmo e não foi excluída do seu feed somente pelo teor político dos posts. Portanto a ação mais recomendada é a que eu vou demonstrar a seguir:
1- Clique na seta para baixo que fica no canto superior direito da sua conta do Facebook e vá em “Registro de Atividades”.
2- Na tela de Registro de atividades, clique em “Mais” no menu vertical à esquerda.
3- Encontre o Item “Seguindo” dentre as novas opções abertas no menu.
4- Quase pronto. Você está na tela que exibe todas as últimas pessoas que você seguiu ou deixou de seguir.
5- Vá com o mouse sobre o nome de quem você acha que vale a pena voltar a receber os posts e clique em “Seguir” no cartão que será aberto logo acima.
6- Pronto, pelo bem das suas amizades, você voltará a interagir com os posts de seus amigos novamente. Sem deixar que o tema de política os afaste novamente.
Pelo menos nos próximos 4 anos…